Translate

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Plano de Varrição por Sizígia de Efetivo

Marés de sizígia são as que ocorrem nas luas nova e cheia, quando os efeitos lunares e solares reforçam uns aos outros, produzindo as maiores marés altas e as menores marés baixas.


Cartas náuticas indicam para vários pontos qual a menor profundidade registrada em marés de sizígia (menores marés baixas), pois registrando a pior situação para navegação, o momento mais raso, é possível garantir que em qualquer condição real não há risco de encalhe se o fundo da embarcação (calado) for menor que a menor profundidade possível.



Da mesma forma que cartas náuticas garantem segurança assinalando a pior situação os planos de varrição deveriam ser feitos considerando a pior situação de disponibilidade de trabalhadores: um plano de varrição por sizígia de efetivo!

Plano de Varrição Clássico:
O que se observa na confecção de um plano de varrição é a definição a priori de frequências de varrição pelas características dos logradouros para depois calcular qual o efetivo necessário para a execução do plano. É como consultar a carta náutica depois que a embarcação encalhou!

Plano de Varrição por Sizígia de Efetivo:
Esta outra abordagem consiste em descobrir qual a pior situação de disponibilidade de trabalhadores, ou seja, o efetivo descontado todos os tipos de ausência* para depois calcular qual a frequência de varrição será possível oferecer a cada logradouro segundo suas características. É como consultar a carta para decidir se a embarcação pode navegar com segurança!

Frequência de varrição X disponibilidade de trabalhadores:
Combinando disponibilidade de trabalhadores com frequência média de varrição estabelecida por um Plano de Varrição podemos formar as quatro combinações indicadas no quadro:

Um plano de varrição clássico tem chances de se posicionar mais a direita do quadro: Não há trabalhadores suficientes para atender o plano gerando falta de confiança na prestação do serviço, ou, os trabalhadores varrem mais do que é necessário causando desperdício de recursos públicos.

Por outro lado um plano de varrição por Sizígia de efetivo tem chances de se posicionar mais a esquerda do quadro garantindo a frequência média mais alta possível para a pior disponibilidade de trabalhadores.

Qualquer disponibilidade de trabalhadores excedente ao necessário para cumprir o plano pode ser usada com serviços diferenciados como turmas de limpeza de ralos, de capina, atendimentos à demandas não rotineiras, enfim, qualquer coisa que seja percebida pelo munícipe como algo a mais em relação ao serviço rotineiro e confiável estabelecido pelo plano de varrição.


* Afastados por motivos de saúde ou acidente; média de faltas; média de férias.

Nenhum comentário: