Translate

segunda-feira, 11 de março de 2013

Um líder é obsessivo! Não é possível ser líder sem obsessão pelo que faz!


Notas coletadas durante palestra para Turma de Líderes Cariocas dia 08 de Março
Claudia Costin - Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro




Antes de desenvolver uma miríade de projetos temos que definir qual a política estruturante do setor. Sabendo o que queremos para o futuro fica fácil focalizar a atenção em vencer os obstáculos de sua política estruturante.

Planejar por problemas é melhor do que planejar por setores. Quando se faz por setores estamos distanciando recursos que poderiam estar contribuindo para a solução de um problema que afeta vários setores. Temos que estimular o enfrentamento intersetorial.

Se não é possível medir então não é possível avançar. Investir em “Projetos Charmosinhos” é um desperdício quando as boas intenções mas não são mensuráveis. Descreve seu objetivo em termos de coisas que podem ser medidas.

Importante conversar com o público relevante, stakeholders, como forma de avaliar a eficácia dos projetos. Dialogar com todos os níveis e interessados é como um termômetro da situação enfrentada, muitas crises são resolvidas ainda pequenas se os ouvidos estiverem atentos. Ouvir não é se render!

O plano feito não é coisa implementada. É importante haver uma boa coordenação da implantação, pois a realidade se transforma com o tempo e os planos devem lidar com isso. Os planos devem enxergar o macro e também contemplar o micro, pois é nos detalhes que os planos são destruídos.

Habitam o mesmo espaço ações de ruptura e ações de continuidade. Da mesma forma que é importante ter procedimentos, padrões e rotinas, é importante perceber e atuar quando for necessária uma ruptura, mudar tudo para alcançar um objetivo maior.

Um gerente de projeto não deve ter equipe, deve usar a máquina combinando seu trabalho com os órgãos de linha. Esta é a forma de garantir que a coisa será realmente absorvida.

A seleção de pessoas deve avaliar não somente a qualificação, mas também se a pessoa tem a competência necessária para fazer o que se propõe.  A qualificação pode ser avaliada em pouco tempo através de testes, mas a competência exige tempo. Contrate somente quando encontrar a competência.

Um líder é obsessivo! Não é possível ser líder sem obsessão pelo que faz!


Nenhum comentário: