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quinta-feira, 28 de junho de 2012

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Porto ganha depósitos subterrâneos de lixo




"O Consórcio Porto Novo —- que administra a área numa parceria público-privada com a prefeitura — é o responsável por implantar o serviço. A presidente da Comlurb, Ângela Fonti, disse na terça-feira que fabricantes emprestaram contêineres subterrâneos para que a companhia teste o sistema em outros pontos da cidade, de forma a decidir se o serviço será ampliado. O local escolhido para a experiência será a Rocinha. Os depósitos ficarão nas proximidades dos apartamentos construídos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os equipamentos aguardam a liberação pela alfândega.




















— Estamos implantando na Zona Portuária uma experiência piloto. Pode ser uma boa alternativa para a implantação em favelas e na orla marítima. Para toda a cidade, fica um pouco mais difícil, porque o subsolo está ocupado por tubulações de diversas concessionárias de serviços públicos (como Light e Cedae, entre outras). O ideal é fazer a mudança quando uma região passa por obras de reurbanização, como acontece na Zona Portuária — disse Ângela Fonti".


Keeping the trash away from the view



Tempos modernos, mas nem tanto



Autor: Claudio de Moura Castro
Veja - 25/06/2012


Morreu Steve Jobs, homem arrogante, obsessivo e briguento. Comportava-se como se as regras fossem apenas para os outros. Há quase um século, morreu F.W. Taylor, de desgosto, após haver sido humilhado no Congresso americano  por sindicalistas agressivos. Era também arrogante, obsessivo e briguento. Lembremo-nos dos conselhos de Peter Drucker: julguemos as pessoas mais pelas suas qualidades do que pelos seus defeitos. E assim foi com Jobs. Além de outras proezas, todos reconheceram que criou os computadores pessoais  para pobres e ricos, transformando-os na ferramenta mais universal que jamais existiu. Contudo, na Terra Brasilis, Taylor não encontrou a sua redenção. A cada ano, é crucificado por professores dos cursos introdutórios de administração de empresas. Como se não bastasse, mostram o filme Tempos Modernos, de Charlie Chaplin, com sua versão grotesca das linhas de montagem. Hoje, "racionalização do trabalho" é assunto maldito. Mas submeto aos leitores a tese de que ninguém fez tanto  pela produtividade da indústria.  E sem organizar o trabalho, não há produtividade. E, sem isso, não há qualidade de vida para os mais pobres. Essa foi a revolução que Taylor iniciou e obstinadamente defendeu durante toda a sua vida.
Taylor travou, a ferro e fogo, algumas batalhas desnecessárias ou erradas, daí a birra dos sindicalistas. Mas sua mensagem principal em nada envelheceu: em primeiro lugar, é preciso estudar cientificamente o trabalho, como um objeto de pesquisa séria. Em segundo lugar, é preciso redesenhar as máquinas e os processos de trabalho, para a dimensão humana. Em terceiro lugar, é preciso preparar as pessoas para usar as máquinas da forma mais eficiente que se conhece. Essa foi a sua revolução. Tive uma oportunidade curiosa de brincar com as suas ideias. Ao terminar o meu mestrado, passei dez dias lavando pratos  para os remadores de Yale - que se preparavam para a regata com Harvard. Eu e outro recém-graduado compartilhávamos 700 pratos sujos por dia. Estudei detalhadamente os movimentos de mão e o conjunto dos gestos. Comecei a experimentar. Inicialmente, aumentou o tempo de lavagem, comparado ao do meu colega. Mas no décimo dia eu já levava metade do tempo. Em um mundo hipotético, seria duas vezes mais rico do que ele. Para mim, foi uma boa educação, mas nada prova para o mundo. Contudo, o descaso no Brasil com o processo de trabalho parece descomunal. Simplesmente, desistimos de fazer o que propôs Taylor, antes de avançarmos o suficiente, exceto em certos processos, em indústrias grandes. Onde quer que olhemos,  a ferramenta é errada, o operário não sabe usá-la, o fluxo de trabalho é truncado, e há outros equívocos. Perde-se, pelo mau uso, um terço do material usado na construção civil. Ou seja, os operários não aprenderam a aplicar processos mais eficientes, como ensina o taylorismo.
Ao encomendar uma peça em uma madeireira, há boa probabilidade de que o desengrosso esteja com as navalhas cegas ou o operário não saiba ajustar a máquina. Como a luz da oficina é insuficiente, pode também vir daí o erro. Aliás, posição errada dos pés ao operar uma serra circular pode causar desequilíbrio e lá se vai o dedo. Na verdade entre a árvore e o uso final, a perda de madeira é da ordem de 90%. Se Taylor fosse vivo, ficaria ainda mais escandalizado com a trajetória tortuosa e idiota dos papéis em uma burocracia. Mesmo se hospedando pela décima vez no mesmo hotel, o hóspede deve preencher a mesma ficha boboca, com informações que jamais serão usadas. Eu quis comprar uma garrafa de vinho, mas, sem "fazer o cadastro", a compra só foi possível com a autorização do gerente. Ao cobrar algo, diante do computador, o atendente preenche um formulário com papel-carbono.
Por que fazer um requerimento ao governo? Se paguei a taxa, é porque quero o serviço ou o papel. Por que não pagar Darf com cartão de crédito (e, quem sabe, reduzir a corrupção)? Na fila do correio, posso ver que o processo de trabalho jamais foi pensado com as ideias de Taylor. Os tempos são modernos. Todavia, diante da nossa pífia produtividade, nem tão modernos assim. Sugiro aos nossos doutos professores que, antes de criticar o taylorismo, esperem que ele chegue ao Brasil. Onde ele falta faz!

domingo, 24 de junho de 2012

Grande semana!

Ué... Enforcaram segunda e sábado?

Biogás no Rio de Janeiro


São Paulo e Rio tratam lixo de olho nos créditos de carbono


"Uma tripla camada de impermeabilização do chão - feita com mantas reforçadas de polietileno de alta densidade (PEAD) - e sensores ligados a um software que indica qualquer anormalidade no solo são as principais tecnologias de segurança. O chorume vai virar água de reúso e o biogás será transformado em energia e convertido em créditos de carbono.
O gás metano que está acumulado no subsolo do aterro do Jardim Gramacho também deve ser queimado para geração de energia em uma nova usina de biogás. Segundo a Comlurb, a queima do metano de Gramacho evitará que, nos próximos 15 anos, cerca de 75 milhões de metros cúbicos de metano sejam liberados anualmente para atmosfera". 



Carro elétrico no centro do Rio de Janeiro


A primeira experiência no uso de carros elétricos para o manejo de resíduos na cidade do Rio de Janeiro é um marco histórico. É uma evidência que futuramente terão algum lugar opções de equipamentos com menor emissão de carbono e com menor transtorno para áreas de intensa movimentação de pessoas.



Vamos somente combinar que vamos descontando o fato de ser muito estranho conduzir um veículo sentado de lado e que certamente existem uma ou duas opções mais ergonômicas.
  

Gari pinta informações sobre lixo nos muros do Rio


"Reginaldo Caldas, de 37 anos, é um gari da Comlurb que, além de deixar a cidade mais limpa, conseguiu aliar sua arte à conscientização da população. O "gari pintor", como é conhecido, pinta frases de incentivo pelos muros do Rio, distribuindo informações sobre o destino do lixo.

Reginaldo trabalha na região da Grande Tijuca, que inclui bairros como Vila Isabel. Os murais são uma solução para pontos que, antes críticos, foram revitalizados, como as áreas de UPP.

— Foi uma lacuna preenchida para sensibilizar a sociedade a agir corretamente. As pessoas acham bonito, param para ler a informação e mudam os hábitos. Tem funcionado — orgulha-se Reginaldo, que já fez mais de 20 trabalhos. A maioria deles está na Zona Norte, em UPPs".


segunda-feira, 18 de junho de 2012

Coleta de Lixo Flutuante





Coletar lixo flutuante em um rio como acontece no Tamisa em Londres ou nas Ecobarreiras parece mais simples que em um lago ou baía, afinal de contas, a corrente é conhecida, basta instalar o dispositivo de coleta no caminho das águas.

Mas todos os corpos d’água tem uma rotina de ventos e de corrente bem conhecida. Pergunte aos seus usuários sejam eles pescadores, esportistas ou condutores de embarcações e saberá coisas como o vento vem daqui de manhã vai para ali de tarde, a maré sobe tal hora e o “canal” é aqui ou ali.  Estas informações podem ser úteis para, no lugar de ir atrás do lixo flutuante, esperar que ele chegue em um ponto por ação do vento ou corrente para recolhê-lo como em um rio.




domingo, 17 de junho de 2012

Camelos!


Trabalhando academicamente alguns números reais


 Hipoteticamente considerando que existe uma correlação entre quantidade de habitantes e geração de resíduos sólidos e que a frota atual garante a universalização do serviço podemos construir uma analise da dimensão da frota de caminhões para um cenário de aumento considerável na coleta seletiva.

Com um crescimento populacional anual de 0,8% obtém-se a coluna “população” usando como referência do ano zero. Estes valores também representam o aumento da quantidade de resíduos ao longo do tempo. No ano 6 a população, e a geração do resíduo, terá alcançado um aumento de 4,9%.

Dos resíduos gerados 40% são passíveis de ser reciclado. Os valores ano a ano são apresentados na coluna “Parcela Reciclável”. No ano 6 a quantidade de resíduos passíveis de ser reciclados aumenta 1,96% em relação ao ano zero, apesar de sua relação em relação ao total de resíduos gerados no ano 6 continuar em 40%.

Considerando como metas anuais de coleta de recicláveis as mesmas do Planejamento Estratégico da Prefeitura do Rio de Janeiro podemos, somente para as hipóteses acima, em tese concluir que:

1) A frota de caminhões dedicados coleta de resíduos deverá aumentar no final de seis anos em 4,9% em relação à frota existente hoje.

2) Devido à mudança nas metas de coleta de material reciclável, a quantidade de caminhões dedicados à coleta domiciliar poderá ser reduzida chegando a ser menor que a existente hoje.

3) No final de seis anos para cada 10 caminhões um deverá ter dedicação exclusiva para a coleta seletiva.

  

ANO
Aumento populacional
Aumento da total de reciclável em relação ao ano zero
Meta de coleta reciclável
Frota Total em relação ao ano zero

Dedicação exclusiva na frota do ano
Coleta seletiva
Coleta domiciliar
0
0,00%
0,00%
0,60%
100,00%
0,24%
99,76%
1
0,80%
0,32%
0,60%
100,80%
0,24%
99,76%
2
1,61%
0,64%
2,00%
101,61%
0,80%
99,20%
3
2,42%
0,97%
5,00%
102,42%
2,00%
98,00%
4
3,24%
1,30%
10,00%
103,24%
4,00%
96,00%
5
4,06%
1,63%
17,00%
104,06%
6,80%
93,20%
6
4,90%
1,96%
25,00%
104,90%
10,00%
90,00%


sábado, 16 de junho de 2012

Estações de Transferência


O início das operações do Aterro Sanitário de Seropédica possibilitou o fechamento definitivo do Aterro de Gramacho considerado um dos mais graves passivos ambientais do estado.

Por ser mais distante dos centros de coleta que o antigo aterro de Gramacho,  a Central de Tratamento de Resíduos de Seropédica faz aumentar a importância da existência e boa operação de estações de transferência.

Em uma estação de transferência como a nova de Marechal Hermes os caminhões de coleta descarregam sua produção em um pátio, o resíduo então é transferido para uma carreta que se desloca para Seropédica. 




O Homem e o Lixo: o Rico produz e o Pobre trabalha com ele

terça-feira, 12 de junho de 2012

Soldados Egípcios vazando entulho no Cairo

Se a moda pega por aqui...

الجيش يلقي مخلفاته في شوارع القاهرة

Army soldiers throwing garbage in Port Said street, Cairo

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domingo, 10 de junho de 2012

Construção de lixeiras em Bali




Longe das áreas turísticas, as aldeias da paradisíaca ilha de Bali não possuem coleta de resíduos domésticos, fato que causa impacto no meio ambiente balinês. Para reverter esta situação a organização Peduli Alam, “Cuidar da Natureza” no idioma local, busca oferecer condições mínimas de acondicionamento de resíduos. 


O projeto consiste na construção de lixeiras de cimento em aldeias, escolas e comércio local, sempre em locais acessíveis ao caminhão de coleta fornecido pelo governo. Cada lixeira possui uma pequena porta para facilitar o uso de pá no momento da coleta. O piso da lixeira é ligeiramente inclinado para drenagem de água. A cor verde foi escolhida, pois tem uma boa aprovação da população que adora cores vivas. Orientações são escritas em balinês para facilitar a comunicação com os aldeões, pois o idioma indonésio não é usado.






Devido as duas estações extremas do ano: muito chuvosa e muito seca é necessário que a lixeira seja forte e durável, motivo pelo qual foi escolhido o cimento.  Antes uma lixeira de madeira foi testada, mas se mostrou frágil e rapidamente foi destruída.



A localização das lixeiras deve atender a vários critérios: 1) Acesso do caminhão; 2)  Hotspots perto de cidades (supermercados, pontos de água ...); 3) Não desfigurar a paisagem e, principalmente; 4) Consonância com os líderes e residentes da pois de nada adianta impor a instalação de uma lixeira.


sábado, 9 de junho de 2012

Corrida de Containers na Alemanha






Incentivo a reciclagem


O Princípio do poluidor pagador na ótica dos resíduos sólidos estabelece que o custo do manejo do resíduo é responsabilidade de quem gera o resíduo. Na Alemanha este princípio é incorporado coleta de lixo de tal forma que percentuais recordes de reciclagem foram alcançados.

Com o Dual SystemDeutschland – DSD, dois sistemas de coleta acontecem na Alemanha: A coleta de resíduos sólidos urbanos é realizada pelo poder público em residências e estabelecimentos comerciais; em um sistema separado, a coleta de material reciclável é realizada por empresas particulares custadas principalmente pela indústria geradora de embalagens.

Como a coleta de resíduos sólidos urbanos é paga pelo morador ou comerciante, e a coleta de material reciclável é paga pelas empresas, é interessante aderir à coleta seletiva como forma de reduzir os custos. Independente do apelo ambiental existe um incentivo financeiro à ação coletiva em prol da reciclagem, motivo pelo qual recordes de coleta seletiva são alcançados na Alemanha. No entanto, este incentivo somente é alcançado se houver forma de cobrança individual eficaz pelo rejeito coletado, da mesma forma que hidrômetros individuais em apartamentos ajudam a economia de água em relação ao hidrômetro condominial.


A “Logística Reversa” presente na Política Nacional de Resíduos Sólidos pode abrir caminho para o desenvolvimento de sistemas de coleta seletiva independentes da coleta realizada pelo poder público. No entanto, dificuldades operacionais e políticas para a cobrança de taxas individuais para a coleta de resíduos sólidos urbanos deixarão de criar incentivos à participação na coleta seletiva.

Usar a Alemanha como Benchmarks para metas de percentuais de coleta de material reciclável é certamente letra morta se não houver participação efetiva das empresas geradoras de resíduos através do consumo de seus produtos; participação voluntária ou compulsória. Deixar a coisa somente pelo apelo ambiental e pela disposição do cidadão é acreditar em conto de fadas.






quinta-feira, 7 de junho de 2012

Exemplo de triciclo elétrico chinês em operação


Outro exemplo                                                                                              Foto do Engenheiro Eduardo Almeida


quarta-feira, 6 de junho de 2012

Coisa de Chinês!

























Quanto menos perceptível estiver o resíduo no logradouro mais a qualidade da limpeza urbana é função de pequenos detalhes, veículos menores a mais manobráveis, trabalhadores bem treinados indo à caça de cada pedacinho de sujeira.




Fotos do Engenheiro Eduardo Almeida




segunda-feira, 4 de junho de 2012

Expectativa de aumento de vazamento de entulho em logradouros



"Donos de empresas de entulho criticam fechamento de Gramacho


"A taxa cobrada para o caminhão de entulho fazer o descarte do material nos centros de tratamento de lixo é uma das principais reivindicações dos donos das empresas. De acordo com os entulheiros, o valor das caçambas precisará aumentar de R$ 250 para R$ 400, para que eles tenham lucro.

 Vai ficar inviável levar os caminhões para Seropédica e ainda pagar a taxa que eles estão cobrando”, afirmou Diego Assumpção de Lima, técnico em Meio Ambiente e dono de uma empresa de entulho.

O prejuízo para cada caçamba não descarregada é de aproximadamente R$ 200, segundo Márcio Rodrigues, proprietário de uma empresa de entulho. “A situação do lixo vai ficar pior na cidade, pois empresas pequenas não vão querer ter prejuízo e vão despejar o lixo na rua. O Rio vai virar um caos”, diz Márcio".


Diante desta ameaça seria interessante que os envolvidos no projeto caçamba legal se preparassem para este novo cenário na questão de manejo de entulho na cidade com o fechamento de Gramacho

Do Menor para o Maior...


No conceito de equipamento "satélite" um equipamento de menor capacidade de transporte mas com maior capacidade de manobra ou acesso executa a coleta e transfere os resíduos para um equipamento de maior capacidade que teria dificuldades em circular no mesmo local.

O exemplo da foto da cidade Ho Chi Minh, no Vietnam mostra que não até equipamentos manuais podem ser considerados como participantes deste conceito.


domingo, 3 de junho de 2012

Gramacho Encerrado!


Após 34 anos como principal destino final dos resíduos coletados no Rio de Janeiro, Gramacho encerra sua operação como o maior aterro da América Latina iniciando uma nova vida como Usina de Biogás. 

No momento do fechamento o Prefeito Eduardo Paes afirmou que "a partir de agora o Rio não vai mais admitir as violências contra o meio ambiente como foi esse crime ambiental por mais de 30 anos aqui em Gramacho". A ministra do Meio Ambiente,  Izabella Teixeira considerou o fechamento de Gramacho um modelo para todo o país e confirmou que “o município está atuando de maneira global. Não temos nada que vai apequenar a participação da cidade do Rio de Janeiro na Rio+20 como anfitriã". 

 Foto de Pedro Kirilos


As margens da baía de Guanabara, Gramacho nasceu como lixão sem qualquer tipo de tratamento cresceu como aterro controlado com tratamento de chorume e captação de gás, mas nunca chegou a ser realmente um aterro sanitário. A Central de Tratamento de Resíduos, CTR Rio, em Seropédica, nasce como Aterro Sanitário capaz de oferecer destino ambientalmente correto aos cerca de 9.500 toneladas por dia de lixo gerado pela cidade.
Nos próximos 15 anos a enorme quantidade de lixo que foi depositada em Gramacho estará produzindo gás metano que será recolhido pela empresa Novo Gramacho e vendido para a REDUC, Refinaria Duque de Caxias da PETROBRAS, como substituto de outros combustíveis atualmente utilizados.
A queima do metano na refinaria representa, além do seu aproveitamento energético, uma redução de 14 vezes no impacto ambiental que seria gerado simplesmente por libera o gás na atmosfera.




Notícia 1

Notícia 2



COMSERV, Companhia Municipal de Serviços Públicos.


Na primeira vez que vi as palavras manutenção, conservação e limpeza postas juntas na programação visual de um caminhão da COMLURB em 2009 cheguei a comentar que a COMLURB estaria se transformando em Companhia Municipal de Serviços – COMSERV

Passei perto de acertar o nome, errei somente a organização, pois foi criada a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos – SECONSERVA

No entanto, diante da contratação das Agentes de Preparo de Alimentos, as “merendeiras”, para trabalhar nas escolas municipais e de todos os serviços além de varrição e coleta que a COMLURB executa, continuaria apostando em uma COMSERV, Companhia Municipal de Serviços Públicos.