Translate

domingo, 10 de junho de 2012

Construção de lixeiras em Bali




Longe das áreas turísticas, as aldeias da paradisíaca ilha de Bali não possuem coleta de resíduos domésticos, fato que causa impacto no meio ambiente balinês. Para reverter esta situação a organização Peduli Alam, “Cuidar da Natureza” no idioma local, busca oferecer condições mínimas de acondicionamento de resíduos. 


O projeto consiste na construção de lixeiras de cimento em aldeias, escolas e comércio local, sempre em locais acessíveis ao caminhão de coleta fornecido pelo governo. Cada lixeira possui uma pequena porta para facilitar o uso de pá no momento da coleta. O piso da lixeira é ligeiramente inclinado para drenagem de água. A cor verde foi escolhida, pois tem uma boa aprovação da população que adora cores vivas. Orientações são escritas em balinês para facilitar a comunicação com os aldeões, pois o idioma indonésio não é usado.






Devido as duas estações extremas do ano: muito chuvosa e muito seca é necessário que a lixeira seja forte e durável, motivo pelo qual foi escolhido o cimento.  Antes uma lixeira de madeira foi testada, mas se mostrou frágil e rapidamente foi destruída.



A localização das lixeiras deve atender a vários critérios: 1) Acesso do caminhão; 2)  Hotspots perto de cidades (supermercados, pontos de água ...); 3) Não desfigurar a paisagem e, principalmente; 4) Consonância com os líderes e residentes da pois de nada adianta impor a instalação de uma lixeira.


Nenhum comentário: