Translate

sábado, 9 de junho de 2012

Incentivo a reciclagem


O Princípio do poluidor pagador na ótica dos resíduos sólidos estabelece que o custo do manejo do resíduo é responsabilidade de quem gera o resíduo. Na Alemanha este princípio é incorporado coleta de lixo de tal forma que percentuais recordes de reciclagem foram alcançados.

Com o Dual SystemDeutschland – DSD, dois sistemas de coleta acontecem na Alemanha: A coleta de resíduos sólidos urbanos é realizada pelo poder público em residências e estabelecimentos comerciais; em um sistema separado, a coleta de material reciclável é realizada por empresas particulares custadas principalmente pela indústria geradora de embalagens.

Como a coleta de resíduos sólidos urbanos é paga pelo morador ou comerciante, e a coleta de material reciclável é paga pelas empresas, é interessante aderir à coleta seletiva como forma de reduzir os custos. Independente do apelo ambiental existe um incentivo financeiro à ação coletiva em prol da reciclagem, motivo pelo qual recordes de coleta seletiva são alcançados na Alemanha. No entanto, este incentivo somente é alcançado se houver forma de cobrança individual eficaz pelo rejeito coletado, da mesma forma que hidrômetros individuais em apartamentos ajudam a economia de água em relação ao hidrômetro condominial.


A “Logística Reversa” presente na Política Nacional de Resíduos Sólidos pode abrir caminho para o desenvolvimento de sistemas de coleta seletiva independentes da coleta realizada pelo poder público. No entanto, dificuldades operacionais e políticas para a cobrança de taxas individuais para a coleta de resíduos sólidos urbanos deixarão de criar incentivos à participação na coleta seletiva.

Usar a Alemanha como Benchmarks para metas de percentuais de coleta de material reciclável é certamente letra morta se não houver participação efetiva das empresas geradoras de resíduos através do consumo de seus produtos; participação voluntária ou compulsória. Deixar a coisa somente pelo apelo ambiental e pela disposição do cidadão é acreditar em conto de fadas.






Nenhum comentário: