Translate

domingo, 3 de junho de 2012

Gramacho Encerrado!


Após 34 anos como principal destino final dos resíduos coletados no Rio de Janeiro, Gramacho encerra sua operação como o maior aterro da América Latina iniciando uma nova vida como Usina de Biogás. 

No momento do fechamento o Prefeito Eduardo Paes afirmou que "a partir de agora o Rio não vai mais admitir as violências contra o meio ambiente como foi esse crime ambiental por mais de 30 anos aqui em Gramacho". A ministra do Meio Ambiente,  Izabella Teixeira considerou o fechamento de Gramacho um modelo para todo o país e confirmou que “o município está atuando de maneira global. Não temos nada que vai apequenar a participação da cidade do Rio de Janeiro na Rio+20 como anfitriã". 

 Foto de Pedro Kirilos


As margens da baía de Guanabara, Gramacho nasceu como lixão sem qualquer tipo de tratamento cresceu como aterro controlado com tratamento de chorume e captação de gás, mas nunca chegou a ser realmente um aterro sanitário. A Central de Tratamento de Resíduos, CTR Rio, em Seropédica, nasce como Aterro Sanitário capaz de oferecer destino ambientalmente correto aos cerca de 9.500 toneladas por dia de lixo gerado pela cidade.
Nos próximos 15 anos a enorme quantidade de lixo que foi depositada em Gramacho estará produzindo gás metano que será recolhido pela empresa Novo Gramacho e vendido para a REDUC, Refinaria Duque de Caxias da PETROBRAS, como substituto de outros combustíveis atualmente utilizados.
A queima do metano na refinaria representa, além do seu aproveitamento energético, uma redução de 14 vezes no impacto ambiental que seria gerado simplesmente por libera o gás na atmosfera.




Notícia 1

Notícia 2



Nenhum comentário: