Translate

sexta-feira, 3 de março de 2017

Comlurb substitui eucalipto na limpeza durante carnaval


Moradores dizem que detergente não tira cheiro de urina após passagem de blocos
   
POR LUIZ ERNESTO MAGALHÃES 03/03/2017 4:30 / atualizado 03/03/2017 8:10


Flagrante. Foliões urinam na rua - Márcia Foletto / Agência O Globo


RIO - Os moradores de bairros por onde passam blocos reclamam, todos os anos, do cheiro de urina que fica nas ruas após a folia. Mas, neste carnaval, o incômodo demorou um pouco mais de tempo para passar. A Comlurb deixou de usar essência de eucalipto nos carros-pipa que ajudam na limpeza. Agora, o produto, que auxiliava a tirar o mau cheiro, foi substituído por um detergente comum.

A Comlurb não esclareceu se a troca de produto foi por economia, mas garantiu que o padrão de limpeza foi mantido. Mas o fato é que o resultado não agradou aos olfatos mais sensíveis. Que o diga o empresário Jorge Samuel Gonçalves, de 42 anos, morador da orla da Barra:

- O odor é insuportável. Meu apartamento fica no primeiro andar e horas após os blocos passarem tinha que deixar a janela fechada pelo resto do dia. Até caminhar no calçadão se transformou numa aventura - reclamou Jorge.

A presidente da Associação de Moradores de Botafogo, Regina Chiaradia, diz que recebeu queixas de moradores de diversos pontos do bairro:

- Esse ano tinha muito bloco saindo quase no mesmo horário e em locais próximos entre eles. Pode ter havido alguma falha na limpeza. Foram muitas reclamações, principalmente de moradores da Rua Álvaro Ramos - disse Regina.

O mau hábito de urinar na rua persiste mesmo com o risco de punição. Segundo o último balanço divulgado pela prefeitura, com dados consolidados até o meio-dia de quarta-feira, 1.538 foliões foram multados por urinarem em via pública na passagem dos blocos. Apesar de terem sido instalados 31.800 banheiros químicos este ano para a passagem dos blocos, os foliões reclamaram que o número foi insuficiente.

Nenhum comentário: