Translate

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Limpeza Urbana nas Olimpíadas

Público colabora com a limpeza urbana e Comlurb remove 1.040 toneladas de resíduos dos locais olímpicos. Os 2.380 garis da Comlurb, com apoio de 330 equipamentos, como sopradores, aspiradores de pó, lavadoras automáticas, roçadeiras e ceifadeiras, e 103 veículos, entre caminhões, carros lava-jato com água de reuso, mini varredeiras, carrinhos elétricos e triciclos, contaram com a colaboração dos cariocas e turistas, que descartaram o lixo nos milhares de contêineres distribuídos nos acessos às instalações olímpicas, praias e Live Sites. A maioria dos resíduos estava nas lixeiras e os garis tiveram mais trabalho esvaziando os contêineres do que varrendo, agilizando a limpeza. O balanço parcial desde o dia 3 de agosto, com o início do revezamento da Tocha Olímpica, até ontem dia 14, contabiliza a remoção 1.040 toneladas de resíduos.



O badalado Boulevard da Orla Conde recebe diariamente milhares de cariocas e turistas, e a Comlurb reforçou a equipe para garantir que o espaço fique sempre limpo. Nos dias de pico de público foram destacados 215 garis para o serviço de limpeza, que removeram no domingo, dia 14, 13,09 toneladas de resíduos. O Parque Madureira foi palco de vários encontros de grandes blocos e escolas de samba, com o carnaval olímpico produzindo 2,6 toneladas de lixo, sendo 2,3t de resíduos comuns e 300 Kg de recicláveis. O Boulevard Miécimo também tem feito a alegria dos torcedores da Zona Oeste, lá a Companhia recolheu 3,5 toneladas, sendo 298 Kg deste total de recicláveis. Os Live Sites, desde o início dos Jogos Rio 2016, geraram 263 toneladas de resíduos.

No Parque Olímpico, onde a Comlurb é responsável por toda a limpeza do complexo esportivo, inclusive arenas e postos médicos, diariamente trabalham 700 garis, divididos em dois turnos. Ontem, dia 14, foram coletados 32,44 t, sendo 29,3 toneladas de lixo comum e 3,14 toneladas de materiais recicláveis. Na Vila dos Atletas, a Companhia recolheu 21,54 t de resíduos e no Centro Internacional de Transmissão (IBC) foram removidas 8,17 toneladas. Foram retiradas 5,76 toneladas de lixo no Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão, sendo 3,20 t da área externa e 2,56 t da área interna, e no Maracanã 25 garis removeram 875 Kg de resíduos. No Complexo Olímpico de Deodoro foram coletadas 18,88 toneladas de lixo. Apenas no domingo, nos principais locais de competição e concentração de pessoas, a Comlurb removeu 107,6 toneladas.

Durante todo o período dos Jogos Olímpicos 2016, a Comlurb vai garantir a limpeza de todo o Parque Olímpico, dos três Live Sites – Boulevard Olímpico Porto Maravilha, Parque de Madureira e Miécimo da Silva, o entorno e acessos do Maracanã, Complexo de Deodoro, Marina da Glória, Praia de Copacabana, Lagoa e trajetos das competições de rua, além de coletar os resíduos produzidos na área interna das instalações, na Vila dos Atletas e no International Brodcast Center, IBC.

As 235 equipes do Lixo Zero, formadas por um agente de fiscalização da Comlurb e um Guarda Municipal, estão atuando nos principais acessos às arenas olímpicas e nos Live Sites, multando quem descarta irregularmente o lixo. Até o dia 14 de agosto, 3.101 pessoas foram autuadas, número baixo para a enorme quantidade de pessoas concentradas nas áreas de convivência dos Boulevards Olímpicos. Mais uma prova da atitude correta dos cariocas e turistas, que estão jogando o lixo nas lixeiras.

Nenhum comentário: