Translate

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Reduzindo a atratividade do mercado informal

A ação predatória de carroceiros no transporte irregular de entulho dá origem aos pontos de descarte irregular de resíduos na Zona Oeste. Os chamados “pontos críticos” são um transtorno para a população e afetam consideravelmente a percepção de limpeza dos bairros.




Como forma de frear a ação dos carroceiros a Oeste Limpa optou por duas estratégias complementares:

Para Reduzir a demanda do Carroceiro

Assumimos com recursos próprios o Serviço de Remoção Gratuita de entulho e bens inservíveis na Zona Oeste – AP05 utilizando a frota das gerências para o atendimento dos pedidos agendados

Estimulamos o agendamento do Serviço de Remoção Gratuita de entulho e bens inservíveis através do telefone 1746 utilizando empregados com laudos médicos restritivos para abordar os moradores divulgando o serviço.

Realizamos Operações “Bota Fora” previamente programadas em áreas próximas aos pontos críticos para estimular a remoção de bens inservíveis sem a necessidade de agendamento.




Para dificultar a ação do carroceiro.

Ocupamos sistematicamente os pontos críticos instalando barreiras ao acesso com pneus, cercas, blocos de concreto, além de plantio de vegetação e melhoria do aspecto urbanístico do local.








Como forma de evitar as baixa efetividade das ações de repressão e regulamentação, nossa intenção é que o mercado informal de transporte de entulho dos carroceiros não seja atrativo por redução da demanda e dificuldades operacionais crescentes.





Com o tempo, possivelmente, os carroceiros passarão a se dedicar a coleta de material reciclável, sucata, “frete” de material ou alguma outra atividade mais vantajosa

Nenhum comentário: