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segunda-feira, 18 de maio de 2015

Laranja do uniforme dos garis cariocas é estratégia de design contra ‘invisibilidade’

Rafael Rodrigues e Maria del Carmen Zilio, da PVDI Design, dividiram a tarefa de reformular a imagem da Comlurb em 1975

17/05/2015 6:00




Os garis no desfile de 7 de setembro, em 1985 - Divulgação / Comlurb


RIO — O ano era 1975 e a companhia responsável pela limpeza da cidade convivia com um problema: apesar de contar com várias equipes e caminhões trabalhando nas praças e vias públicas, a população carioca não percebia a presença nem dos funcionários, nem dos carros e equipamentos da empresa nas ruas. À noite, eram comuns casos de garis atropelados por não serem vistos pelos motoristas. Como quem não é notado não é lembrado, o prefeito Marcos Tamoio achou que a companhia precisava vencer esta “invisibilidade”. E decidiu usar ferramentas do marketing e do design. Convidou, então, o escritório PVDI Design, do renomado Aloísio Magalhães, para mudar toda a imagem da empresa, que acabara de ser municipalizada.

Depois de visitar depósitos de lixo e acompanhar a rotina de garis pelas ruas, a equipe de designers descobriu que se tratava de uma mera questão de cor. O tom cinzento do tecido do uniforme dos garis e da tinta que recobria os caminhões de coleta de lixo “escondia” a Companhia de Limpeza Urbana do Município (Comlurb). A solução era destacar funcionários e equipamentos com cores mais chamativas. Nascia ali o uniforme laranja dos garis.

Um dos criadores do projeto de nova identidade visual da Comlurb foi o arquiteto e designer Rafael Rodrigues, de 74 anos, que dividiu com a designer Maria del Carmen Zilio, de 70, o desafio de dar uma roupagem moderna à empresa que prestava um serviço nada glamouroso.

— A ideia principal era dar mais segurança para o trabalho deste gari na rua. Criamos algo inovador: os uniformes eram de cor laranja, com faixas brancas nos braços. Como os garis trabalhavam nas ruas varrendo, as duas faixas, com o movimento dos braços deles, faziam uma espécie de sinalização. Isso diminuiu muito o número de acidentes — conta Rodrigues, que começou no escritório PVDI em 1964, como estagiário.



 Em 1973, dupla de garis trabalha com o antigo uniforme cinza, que não se destacava na rua
Paulo Moreira (24/04/1973)

Das pranchetas de Magalhães e sua equipe saiu a programação visual com as novas cores da Comlurb: azul, branco e o inesquecível laranja. Além de algumas inovações que duram até hoje e ajudaram a fixar e a divulgar a marca, transformando a figura do gari num dos símbolos cariocas mais populares do país. Este caso de sucesso é um dos que ilustram o livro “Comlurb 40 anos – uma memória da limpeza urbana”, que conta a história das quatro décadas da empresa, lançado na última sexta-feira.

O projeto previu, também , mudança no estilo dos uniformes, mais adequados ao trabalho nas ruas.

— Anteriormente, todos trabalhavam com o mesmo tipo de uniforme, cinza, de tecido pesado, e com calças compridas. Nos dias de calor, eles sofriam. Criamos quatro ou cinco modelos, incluindo um para os garis que varriam as praias, com bermudas e camisetas em gola V — recorda Maria del Carmen Zilio.


CABINE BRANCA ENCONTROU RESISTÊNCIA

O escritório também mudou a aparência dos caminhões: as cabines foram pintadas de branco e as caçambas, de azul. A ideia inicialmente encontrou resistência entre alguns funcionários.


  Em 1978, a lixeira e o carrinho com o novo logotipo aplicado - Divulgação / Comlurb

— Teve gente que reclamou, alegando que a cabine branca ia ficar suja. Mas um dos encarregados disse que era justamente o contrário: como o caminhão deveria ser lavado todos os dias, a cor branca não ia esconder a sujeira e os funcionários teriam que limpar bem as cabines — conta o designer, um dos sócios do PDVI Design.

Numa estratégia de marketing, depois que o projeto foi aprovado a companhia agiu rápido para que a nova cara da Comlurb fosse logo percebida.

— Eles mandaram pintar os 500 caminhões em tempo recorde e, em cerca de duas semanas, as ruas foram tomadas pelos veículos com novas cores e novo logotipo — diz.

Segundo Vinícius Roriz, presidente da Comlurb, nesses últimos 40 anos o projeto conceitual de Aloísio Magalhães e sua equipe foi mantido.

— Foram feitas apenas algumas adequações e modernizações. As faixas brancas dos uniformes, por exemplo, agora são em tecido com material reflexivo, que não existia na época.


UNIFORME VIROU MARCA REGISTRADA

O uniforme laranja deu tão certo, que virou marca do gari carioca. Nos últimos 40 anos, algumas mudanças, no entanto, precisaram ser feitas, seja por questões de segurança ou para aumentar o conforto dos profissionais. Em 1998, as faixas brancas, que só existiam nos braços, passaram a ser aplicadas nas barras das calças. E o tecido passou a ser reflexivo, aumentando a visibilidade do gari à noite.

O presidente da Comlurb, Vicente Roriz, lembra que em 1993, em função do crescimento da cidade, a companhia decidiu usar a cor laranja nas caixas coletoras de rua e contêineres, ajudando a dar maior visibilidade também aos equipamentos de limpeza urbana:

— Antes, tínhamos aquelas lixeiras azul de metal, chumbadas no chão. Quando começamos a usar lixeiras de plástico, presas em postes, começamos a usar as de cor laranja.


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