Translate

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Novos estágios operacionais


A prefeitura divulgou a implantação de novas referências de classificação dos estágios da cidade. Nos portais oficiais usados pelo Centro de Operações Rio e pelo Alerta Rio, a prefeitura trabalhava com quatro estágios operacionais (vigilância, atenção, alerta e alerta máximo), que eram restritos às condições meteorológicas.

Agora, para o próximo verão, o órgão reformulou o sistema para três estágios, indicados por cores: normalidade (verde), atenção (amarelo) e crise (vermelho). Segundo nota da prefeitura, a classificação será feita baseada nas características e impactos de cada ocorrência, utilizando critérios como local, dia da semana, horário, população impactada, número de vítimas, tempo estimado para resolução, potencial de agravamento e efetivo operacional que deve ser empenhado.

O prefeito disse que a chuva não é mais o único referencial para esses medidores. "É possível que, em agosto, época que não vai cai nenhuma gota, a cidade possa entrar em estágio de crise", explicou.
Pedro Junqueira, chefe executivo do Centro de Operações Rio, disse que situações como a queda da passarela na Linha Amarela em janeiro deste ano – que deixou quatro mortos – a final da Copa do Mundo na cidade e a saída de veículos para feriados prolongados são situações que podem alterar o estado de normalidade do município.
"Pode ser uma crise de outra ordem, ou evento que traga algum tipo de transtorno e complicador para a cidade do Rio. Uma carreta que tomba na Avenida Brasil, sentido Centro, às 5h, com difícil remoção*, a saída do Rio, a travessia da ponte que fica lenta por algumas horas, isso tudo pode fazer a cidade entrar em atenção, por exemplo", explicou.
* e que será removida pela OGE!

Nenhum comentário: