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segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O RETORNO DA CARROCINHA!


Conteúdo de relatório para propor melhorias no acondicionamento, armazenamento e transporte do resíduo gerado pela varrição:

Comentário sobre a proposta do “Gariquichá”.

Nas reuniões de discussão sobre o processo de varredura foi apresentado como opção ao uso dos containers o uso de um carrinho de 500 litros (170Kg), o “Gariquichá”, para acondicionamento do lixo da varredura. Com espaço suficiente para transportar toda a produção diária o gari deverá conduzir o equipamento até a base para um único esvaziamento na jornada sem o uso de sacos plásticos.

Com um projeto positivamente considerando questões ergométricas e estéticas o “Gariquichá” é uma abordagem “retrô” da antiga carrocinha com os prós e contras históricos de sua utilização. Sua dimensão (2,65m x 0,90m) não é recomendada para logradouros de grande fluxo e a necessidade de estabelecer pontos fixos de vazamento pode aumentar o tempo de deslocamento do gari na atividade.


O “Gariquichá” é uma opção e definitivamente não é “a” opção. Sua utilização em logradouros amplos próximos as bases da Comlurb, ou como substituto aos atuais carrinhos de mão, pode ser facilmente explorada.
Comentário sobre a proposta do “Molok”.

Como complemento a “Gariquichá” para solucionar a necessidade de estabelecer pontos fixos de vazamento foi proposta a instalação de uma malha de containers semi-enterrado conhecidos por “Molok
Posicionar um conjunto de containers semi-enterrados exige negociação do uso do espaço para enfrentar o “não em meu quintal” (NIMBY - Not In My Back Yard). Além disso, uma vez fixada a malha não será possível sem investimento alterar o plano de varredura em resposta a novas demandas ou alteração de características do logradouro.

A viatura utilizada para a coleta dos “Moloks” atualmente em uso na DSS não tem compactação e nem flexibilidade para usos alternativos. A viatura dos “Moloks” é somente para os “Moloks” independentemente da produtividade ou disponibilidade do equipamento. A necessidade de uso de guindaste “Munk” exige que a viatura permaneça parada por algum tempo, o que prejudica o seu uso em vias de algum trafego.
Apesar da experiência com as unidades atualmente instaladas não ser de todo positiva, o sistema de acondicionamento com containers semi-enterrados pode trazer benefícios em áreas praças e parques, principalmente os com queda intensa de folhas, em pontos de intensa geração de lixo público onde o varredor ande pouco e colete muito, e, também como opção de acondicionamento em instalações da Comlurb com pouca área.

Importante destacar que a viatura de coleta dos containers semi-enterrados seja de utilização flexível, preferencialmente um caminhão compactador equipado com dispositivo “Munk” como a foto em anexo:



É interessante considerar nos custos de instalação do container semi-enterrado a necessidade de tratamento urbanistico que harmonize sua presença no logradouro com o objetivo de minimizar o NIMBY.
Como opção para o container semi-enterrado em instalações da Comlurb com boa área de serviço e áreas públicas com local reservado para acondicionamento de lixo existe o uso de caixas metálicas rampas de acesso para seu enchimento e alça para coleta tipo “canguru” em caminhões compactadores ou, se necessário, poliguindaste. Seria como trazer para o serviço de varredura o conceito de ECOPONTO
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