Para qualquer empresa ou organização, pública ou privada, saber de onde vêm suas emissões de GEE é o ponto de partida para qualquer ação climática efetiva. É como disse Marcelo Sicri, Coordenador de Sustentabilidade da Comlurb: o inventário permite identificar os maiores geradores de GEE, planejar ações de redução, aumentar a eficiência energética e estruturar políticas de sustentabilidade alinhadas com as metas climáticas.
Além de ser uma ferramenta de gestão ambiental, o inventário de emissões está se tornando uma exigência legal. A Lei Federal nº 15.042/2023 já estabelece a obrigatoriedade para empresas de médio e grande porte, com regulamentação prevista para 2025 e entrada em vigor em 2026. Isso mostra que a sustentabilidade não é mais uma opção, mas uma necessidade estratégica e legal.
A Contribuição da Consultoria Enform
Nesse contexto, a Consultoria Enform (
Alerta: ESG Não é Greenwashing!
É importante ressaltar que iniciativas como o inventário de GEE devem ser genuínas e fazer parte de uma estratégia ESG (Ambiental, Social e Governança) robusta. Devemos estar sempre atentos para que tais ações não se tornem mero greenwashing, ou seja, uma fachada para aparentar ser sustentável sem um compromisso real com a redução de impactos. O inventário de emissões é uma ferramenta de transparência e, quando bem executado e comunicado, demonstra um compromisso verdadeiro com a sustentabilidade. A Comlurb, ao buscar a conformidade legal e a internalização do conhecimento, mostra que está no caminho certo para uma agenda de sustentabilidade sólida e eficaz.
Que outras empresas se inspirem nesse movimento e priorizem a transparência e a ação climática!
A notícia:
Comlurb realiza seu primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa
A Comlurb iniciou, pela primeira vez em sua história, a elaboração de seu Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). A iniciativa, conduzida pela Coordenadoria de Sustentabilidade em parceria com a Consultoria Enform, tem o objetivo de mapear, quantificar e compreender a origem das emissões de gases de efeito estufa (GEE) associadas às atividades operacionais e administrativas da companhia.
“O inventário de emissões permitirá identificar os maiores geradores de GEE da Comlurb e planejar ações de redução, além de aumentar a eficiência energética e permitir a estruturação de políticas de sustentabilidade, alinhadas com as metas climáticas da Cidade do Rio de Janeiro”, afirmou Marcelo Sicri, Coordenador de Sustentabilidade da Companhia,
A elaboração do inventário também antecipa o cumprimento da Lei Federal nº 15.042/2023, que estabelece a obrigatoriedade de elaboração e divulgação anual de inventários de emissões para empresas públicas e privadas de médio e grande porte. A lei será regulamentada ainda em 2025, e a obrigatoriedade deverá entrar em vigor a partir de 2026.
“Além de garantir conformidade legal, o inventário abre portas para novas oportunidades na Comlurb, como o acesso a mercados de carbono, captação de recursos para projetos sustentáveis, parcerias institucionais e maior transparência junto à sociedade”, completou.
Um dos objetivos centrais desta iniciativa é internalizar o conhecimento técnico para elaboração do inventário de emissões, capacitando servidores da Comlurb para que, futuramente, uma equipe multidisciplinar da Companhia seja capaz de elaborar e atualizar o inventário de forma autônoma.
Esse é um passo estratégico da Comlurb na consolidação de sua agenda de sustentabilidade e combate às mudanças climáticas, reforçando seu compromisso com a cidade e o meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário