Diante do isolamento social adotado pelas autoridades na tentativa de frear o avanço do Coronavírus no Rio, muitas pessoas estão tendo que ficar em casa, o que causa um fluxo menor de gente circulando pela cidade. Em função dessa realidade, o número de lixo em toda cidade diminuiu drasticamente, segundo informou a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb).
Na praias, por exemplo, a queda em dias de semana chega a 91%. De acordo com a Comlurb, os gáris costumavam recolher 120 toneladas de detritos das areias de segunda a sexta-feira durante o verão e 341 toneladas nos fins de semana, sendo 146 aos sábados e 195 aos domingos.
Agora, estes números foram reduzidos para 10 toneladas em toda a orla em dias de semana e 15 toneladas nos fins de semana, segundo dados da companhia.
O lixo retirado nas praias durante o período de isolamento social se refere, principalmente, a detritos trazidos pela maré e gigogas.
Já o lixo público, aquele recolhido nas ruas, também diminuiu, segundo dados da Comlurb. Porém, a redução foi mais expressiva aos fins de semana. No domingo de 19 abril, foi registrada uma queda de 24% em relação ao domingo do dia 8 de março, antes das medidas de distanciamento social.
A redução durante a semana foi menor. Entre os dias 12 e 18 de abril houve uma queda de 9% em relação à média das ultimas duas semanas anteriores à pandemia, de 1° a 14 de março.
Com a redução do lixo, parte dos profissionais que trabalhavam no recolhimento de detritos das areias acabou sendo transferida para outras atividades. Os garis com mais de 60 anos ou que fazem parte de grupos de risco definidos pelo Ministério da Saúde foram afastados das funções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário