Cada unidade regional de limpeza
urbana na Cidade do Rio de Janeiro possui uma frota contratada disponível para
coletar os resíduos de uma determinada região. Com características sócio
geográficas diferentes, cada unidade regional busca ser produtiva e conseguir o
melhor rendimento de sua frota.
Vários indicadores buscam
mensurar a produtividade de cada frota: toneladas por viagens, quantidade de
viagens, horas extras das viaturas formam um pacote de indicadores que o gestor
deve administrar.
Haveria um indicador mestre? Haveria
um indicador que com um único valor representasse todos os atributos
individuais dos diversos indicadores existentes para medir a produtividade de
uma frota? Haveria também um indicador que também pudesse ser usado para
comparar unidades regionais com características diferentes? Recorrendo a
conceitos físicos básicos podemos propor um indicador de produtividade que
resolva essas questões.
É uma máxima no planejamento de
roteiros de coleta que resíduos concentrados geram roteiros de menor percurso e
resíduos dispersos geram roteiros de maior percurso, portanto, o uso da frota
tem relação com peso coletado e distância percorrida!
Da mesma forma, no planejamento de roteiros de coleta deve-se ter uma atenção especial a duração da jornada para evitar desperdícios ou horas extra, portanto, o uso da frota tem relação com o tempo de utilização da viatura.
Distância com peso chama pela grandeza física do trabalho que é uma medida da energia transferida pela aplicação de uma força ao longo de um deslocamento. A rapidez com que o trabalho é realizado é a grandeza física da potência.
A hipótese é que se a
produtividade de uma frota tem relação com peso, deslocamento e tempo, então, a
relação física entre estas grandezas pode ser utilizada como um indicador de
produtividade.
A unidade regional que fizer o
maior trabalho no menor tempo possível é a de maior potência Uma unidade
apresenta maior Potência de Frota maior que a outra.
Relacionando a Potencia de Frota
com a quantidade de viaturas disponíveis podemos ter a Potência Média da Frota.
A unidade regional de maior Potência Média é s.m.j a mais produtiva! Um único
indicador!
Calculando-se a Potência Média da Frota podemos comparar unidades regionais de resíduos concentrados com unidades regionais de resíduos dispersos e descobrir, entre elas, qual é mais produtiva! Com isso é possível ranquear as unidades regionais segundo sua Potência Média da Frota.
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