Translate

sábado, 22 de dezembro de 2012

Notas sobre coleta de lixo em comunidades



A eficácia na coleta de lixo em comunidades exige a aceitação que o serviço executado nestes locais não deve seguir o mesmo modelo de coleta domiciliar dos demais bairros da cidade. As comunidades têm características geográficas e habitacionais próprias que exigem um modelo diferenciado de coleta de lixo.


Para obter eficácia na coleta de comunidades questões devem ser consideradas:

O conceito de “coleta porta a porta” não se aplica as comunidades. A coleta domiciliar deve acontecer somente nos caminhos onde existe acesso aos equipamentos e viaturas de transporte. Da mesma forma que um gari não sobe os andares de um prédio para coletar “porta a porta” não deve entrar a pé em vielas estreitas para transportar manualmente o lixo colocado “porta a porta”. O lixo domiciliar das vielas deve ser concentrado em pontos onde aos equipamentos e viaturas possam fazer a coleta ponto a ponto.

Habitações de pequenas dimensões, alto adensamento e inexistência de empregados privados responsáveis pelo manejo de lixo (porteiros e faxineiros) faz com que seja necessário e importante o morador dispensar seu lixo no momento e frequência que lhe aprouver.  Diferente dos logradouros de outros bairros as comunidades são isentas de dias e horários fixos de coleta.

A coleta ponto a ponto e o descarte de lixo contínuo conduz ao primeiro item de atenção vital para uma coleta domiciliar eficaz em comunidades: o acondicionamento do lixo! O equipamento destinado à armazenar o lixo deve ser de fácil uso mas de difícil movimentação, resistente, estanque, agradável visualmente e principalmente em quantidade e capacidade capaz de atender à demanda do local atendido.





O segundo item vital de atenção para uma coleta domiciliar eficaz em comunidades é o conjunto equipamentos e viaturas que garanta o escoamento do lixo armazenado. Tratores compactadores e triciclos motorizados especialmente projetados para trabalho em comunidades, atuando de forma integrada com caminhões compactadores de dimensões propícias ao transito em vias estreitas, assim como a instalação de bases de caixas compactadoras favorecem  o escoamento constante do lixo.





Nenhum comentário: