Translate

sábado, 5 de novembro de 2011

Entulho jogado a esmo em logradouro

O lixo disposto desordenadamente pelos logradouros é o que causa a aparência de cidade suja. Quando o lixo é ordenado, ou seja, disposto em logradouro em acordo com os procedimentos do Sistema de Limpeza Urbana passa a ser visto como resíduo que faz parte de um processo de recolhimento e disposição final adequado.
Móveis velhos, entulho, toda sorte de cacarecos jogados a esmo chamam atenção por seu volume e aparência desordenada. Estas coisas surgem magicamente nos logradouros por ação dos próprios moradores ou por autônomos contratados por esses moradores para levar o lixo. “Levar o lixo” nesse caso significa “tire esse coisa da minha frente”, como o que os olhos não vêem o coração não sente, raramente o morador terá alguma preocupação para onde seu lixo será levado.
O autônomo neste caso é o “burrinho sem rabo” ou, mais sofisticado, o “carroceiro” que são regidos pela lei do menor esforço que determina que “levar o lixo” significa jogá-lo no logradouro na menor distância possível para que os olhos do morador não façam o coração sentir alguma coisa.

É uma falácia achar que cooperativas de “carroceiros” irão seguir plenamente regras de forma a integrá-los em algum sistema que ordene a disposição do lixo. Mais cedo ou mais tarde a regra irá de encontro à lei do menor esforço e, pronto... Lixo desordenado no logradouro!
O ordenamento do entulho e bens inservíveis é discutido no trabalho apresentado no trabalho III-064 MANEJO DE ENTULHO EM ZONAS RESIDENCIAIS - COOPERAÇÃO E SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO, apresentado em Congresso da Abes e aqui reproduzido no dia 06 de agosto de 2009.

Neste ordenamento destaca-se o uso do SERVIÇO DE REMOÇÃO GRATUITA que garante o destino adequado de resíduos de pequenas obras, podas, móveis e toda sorte de coisas que poderiam estar sendo jogadas desordenadamente em logradouro.

A divulgação exaustiva do SERVIÇO DE REMOÇÃO GRATUITA, por banners, folders, campanhas é a forma de aumentar o ordenamento do lixo reduzindo conseqüentemente a aparência de cidade suja. O aumento da oferta deste serviço reduz o mercado do carroceiro que passa a tentar outros serviços como transporte de reciclados ou frete.
Os exemplos de folders apresentam um de 2004, específico para a região de Irajá, e sua versão moderna para uso na cidade.




Nenhum comentário: