Translate

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Como fazer uma faxina



experiência colombiana de combate à corrupção policial é um exemplo e tanto de que é possível reduzir essa praga, a maior chaga das forças da lei no Rio
por Caio Barretto Briso, de Bogotá 19 de Outubro de 2011
Quando recursos públicos não são usados de forma eficiente ficando aquém do que poderiam realizar se houvesse empenho e dedicação em uma busca de melhoria contínua de processos e gestão, temos desperdício.
O desperdício surge não por desvios de conduta como o caso da corrupção policial, mas por um cenário que exige mais capacidade de gestão que o conjunto de atual de profissionais não possui ou não está disposto a oferecer.
Apesar de origem diversa que os problemas na segurança publica, a má gestão involuntária dos recursos, o desperdício, pode ser tratado com remédios semelhantes:

Tornar a luta contra o desperdício a prioridade número 1 de cada gestor

Criação de um órgão com amplos poderes de fiscalização responsável por avaliar e cobrar o desempenho profissional de cada gestor na busca de melhorias contínuas de qualidade e produtividade dos recursos sob sua responsabilidade.

Gestão de cargos e carreiras voltada para a meritocracia garimpando quais profissionais tem mérito para assumir cargos e responsabilidades. http://observatoriorh.blogspot.com/2010/09/trecho-de-entrevista-de-carlos-brito-ab.html

Incentivar a renovação de quadros atraindo diferentes perfis abrindo portas para pessoas com diplomas em diversas especialidades. Gradualmente os profissionais de nível superior substituem os colegas antigos que na melhor das hipóteses haviam concluído o ensino médio.
Limpeza Urbana se aprende em cursos internos bem estruturados e contínuos para os diversos cargos e funções. Ter mais profissionais treinados para um determinado cargo que as vagas para este mesmo cargo. Treinar antes para depois promover quando necessário.

Estimular a interação com a população como forma de identificar demandas e novos cenários, além de usa-la como um fiscal permanente das ações desenvolvidas nos logradouros.
Investir em tecnologia e mecanização. Novas formas de fazer antigos serviços. O simples aumento de efetivo já não responde eficientemente às demandas da população.

A questão é, no entanto, que a confiança da população com o Sistema de Limpeza Urbana e seus agentes é alta, um dos maiores índices. Então, porque fazer uma faxina em um lugar com que tem uma boa imagem?

É...
Também comemos em bons restaurantes sem saber o que acontece na cozinha!

Nenhum comentário: