Translate

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Folia gera 760 toneladas de lixo

A Comlurb recolheu 760,5 toneladas de lixo na Operação de Carnaval, desde a última sexta-feira e até a manhã de ontem. A quantidade de lixo aumentou 61,88 toneladas em relação ao ano passado, isso sem contar o Desfile das Campeãs de 2010, que acontecerá neste sábado. Participaram da operação especial de Carnaval 938 garis.

Para o assessor chefe da Diretoria de Serviços Sul da Comlurb, Gustavo Puppi, o aumento do lixo ocorre em razão do aumento do número de blocos – neste foram regularizados na prefeitura 461. Ele ressaltou que apesar do crescimento no volume, os foliões este ano pareceram mais educados.

– A verdade é que a festa foi maior, e quanto mais gente, mais consumo, o que se reflete na geração de detritos. Mas reparamos que as pessoas estão mais conscientes dos seus deveres cívicos, e jogando o lixo no lugar certo – afirma.

Os lugares com maior quantidade de lixo recolhido foram o Sambódrom e o Terreirão do Samba, com 341,81 toneladas. No entorno dos dois lugares, foram retiradas mais 264,8 toneladas. Já os blocos foram responsáveis por 264,78 toneladas de resíduos, sendo 72,77 toneladas apenas na terça-feira.

A ação de limpeza da Comlurb se concentrou nas áreas do Sambódromo, no Centro, na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho (Zona Norte), onde desfilaram as Escolas de Samba dos grupos C, D e E; além das áreas onde saíram os principais blocos carnavalescos da cidade.

Para aliviar o odor provocado pela urina dos foliões, a Comlurb utilizou pulverizadores em forma de mochila, que têm capacidade de armazenar 12 litros de solução de eucalipto.

– Embora este ano a oferta de banheiros públicos tenha sido maior, algumas pessoas acabam fazendo na rua. Mas a repressão também foi maior, e a própria conscientização do folião foi importante – observa Gustavo Puppi.

A repressão citada por Puppi foi responsável pela prisão de 302 pessoas durante o Carnaval. Desse total, 13 eram mulheres e 9, estrangeiros.

Para suprir a necessidade dos foliões apertados, foram instalados 4 mil banheiros químicos em diversos pontos da cidade.

Nenhum comentário: