Translate

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Entulho e bens inservíveis no Compactador

Devemos considerar um desperdício operacional os compactadores de coleta domiciliar deixar de coletar lixo público existente no roteiro.


O Encarregado de roteiro  deve ser orientado exaustivamente nos itens abaixo para perceber as oportunidades de remoção de lixo público junto com o lixo domiciliar.


1. As atuais especificações técnicas dos compactadores locados pela COMLURB permitem que se transporte junto com o lixo domiciliar alguma quantidade de lixo público.

2. Para cada ciclo de compactação, desde que feita uma cobertura do fundo da bacia com lixo orgânico, a próxima camada poderá conter o volume de até um conteiner de entulho. Em cada ciclo de compactação esse volume nunca deve ser ultrapassado.

3. Os coletores compactadores de lixo podem transportar até 20% do volume da caixa de carga, de lixo não compactável desde que não esteja concentrado, ou seja, deve ser mesclado com o lixo domiciliar ou de varrição.

4. O lixo compactável pode ser especificado como o orgânico, capina, galhada/poda fina e folhas. Os bens inservíveis devem ser classificados como não compactáveis, incluídos nos 20%.

5. Portanto, alguns saquinhos de entulho, misturados com lixo domiciliar, não causam problemas para os equipamentos. O que não devemos fazer é bascular caixas multiuso ou caçambas de mini pá com entulho diretamente nos compactadores.

6. O Encarregado do roteiro deve ser capaz de decidir o que é compactável e o que não é compactável no equipamento sob sua responsabilidade. Deve transportar tudo que é compactável e anotar o que não é compactável como "não conformidade" para ser incluída na Ordem de Serviço dos basculantes

Nenhum comentário: