Translate

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Capina de Oportunidade




Considerando:

1. Sem uma enxada, sem uma pá, a vegetação em torno do poste, na borda dos ralos e, principalmente nas sarjetas não é executada como parte da rotina de varredura. Perdeu-se a oportunidade de fazer agora para fazer depois.

2. Quando o gari trabalha com o "papão" ele não tem como executar o que podemos chamar de "capina de oportunidade".

3. A falta da "capina de oportunidade" executada pouco a pouco constantemente e rotineiramente pelo gari de varredura exige em outro momento a ação de turmas de capina.

4. A substituição de turmas de capina por turmas de roçada também causa a falsa impressão de produtividade. O uso da roçadeira como capina mecanizado exige um aumento da freqüência do serviço no logradouro e reduz o uso do equipamento em áreas verdes.

É uma boa prática:

1. Utilizar o "Papão" somente em logradouros onde não há crescimento de vegetação. Logradouros tipo Av. Rio Branco, Av. Nossa Senhora de Copacabana, Praça Saens Pena.

2.Exigir a execução da "capina de oportunidade" como integrante ao serviço de varredura. Para isto os garis em varredura devem portar preferencialmente enxada ou, na falta desta, uma pá metálica.

3. Os garis mais antigos sabem como capinar com pá, usam até a mão para remover pequenos brotos. Usar os mais antigos para ensinar os mais novos.

4. Avaliar criteriosamente o uso de roçadeira para fazer capina. Capina se faz com enxada! A roçadeira em sarjeta é um paliativo!

Mesmo que considere seu serviço bom, faça sempre melhor!

Nenhum comentário: