Translate

sexta-feira, 1 de março de 2019

Comlurb prepara operação para o carnaval


A Comlurb preparou um esquema especial de limpeza para a folia na cidade, até o dia 10 de março. A Operação Carnaval contará com 7.686 garis, distribuídos entre blocos de rua, bailes populares, Sambódromo e Intendente Magalhães, durante 6 dias, com apoio de cerca de 400 veículos.

No Sambódromo, serão destacados 4.818 garis. A limpeza diurna será realizada do dia 28/02 a 11/03, com 178 funcionários por dia de desfile. A limpeza externa terá por dia 189 garis e a noturna será feita com 258 garis. O serviço inclui a manutenção de toda área interna, como corredores, frisas, arquibancadas e pistas (durante os desfiles, concentração e dispersão); coleta de resíduos e lavagem dos contêineres, e o entorno da Passarela do Samba.


A limpeza e desinfecção dos postos de saúde instalados ao longo da Passarela do Samba e a coleta dos resíduos biológicos desses postos também ficam a cargo da Comlurb, que destacará 11 garis por dia para os serviços. Os trabalhos serão realizados todos os dias de desfiles, sempre das 16h às 7h.

Na rua Intendente Magalhães, onde desfilam as escolas dos Grupos de Acesso, serão mobilizados para a limpeza 60 garis, em cada dia de desfiles, com apoio de 6 veículos.

O sistema de limpeza nos blocos contará com 1.944 garis por dia, centenas de contêineres, 90 sopradores, além de 50 veículos. O planejamento para atender a folia nas ruas é diferenciado, com sistema de manutenção permanente durante a evolução do bloco até sua dispersão, além da instalação de contêineres ao longo de todo o trajeto.      

Com a saída dos foliões, é realizada a remoção dos resíduos com sopradores e modo ‘arrastão’, com os garis fazendo o repasse, além de lavagem das pistas com água de reuso e desodorizante. Os acessos, transversais, concentração e trajeto do desfile do circuito dos blocos também receberão atenção da Companhia.

O Programa Lixo Zero não vai parar durante os dias de folia e fiscalizará os maiores e os mais importantes blocos da cidade. As equipes estarão em 16 blocos, do dia 01 até 10 de março, com um total de 361 fiscais, 42 supervisores e 241 guardas municipais.

---------------------------------------------------------------------------------------

Por trás da notícia...

A mobilização para a limpeza urbana no período de Carnaval altera consideravelmente a rotina operacional. Enquanto serviços de coleta domiciliar devem seguir seus roteiros como se nada estivesse acontecendo, todos os outros devem ser adaptados para o período cada vez mais amplo de que se estende do pré-carnaval semanas antes até o ultimo bloco geralmente no domingo após quarta feira de cinzas.

Em 2017, como produto da Ordem de Serviço “N” 002, de 19 de janeiro de 2017, foi criada a figura do "Coordenador de Carnaval", que, como um gerente de um grande projeto, deveria garantir que o planejamento operacional e o emprego de recursos oriundos dos diversos setores da Companhia fossem utilizados de forma racional evitando lacunas ou redundâncias.

Não reconhecer que a Limpeza Urbana no Carnaval segue um regime de exceção, que exige uma gestão específica e diferenciada, é assumir o risco de entregar a operação a própria sorte, compensada somente com o desperdício de recursos empregados em excesso.


Nenhum comentário: