Translate

quinta-feira, 21 de março de 2019

Bode expiatório náutico

A Comlurb executa uma série de serviços que não fazem parte de suas atribuições institucionais. Alguns destes serviços foram impostos pela Prefeitura, outros foram criados pela própria Comlurb. 

A remoção de lixo flutuante da Baia de Guanabara não é uma atribuição municipal nem deveria ser considerada Limpeza Urbana, todavia, na época das olimpíadas de 2016, em mais um surto de autoestima institucional exacerbada, alguém dentro da Companhia achou por bem contratar um ECOBOAT para garantir a limpeza do espelho d´água no em torno do Museu do Amanhã.

Extinta a chama olímpica, o ECOBOAT permaneceu em operação.  

Então, apesar de não ser sua atribuição, por estar executando o serviço, havendo falha, a culpa recai na Companhia em um caso de bode expiatório náutico. 



Baía de Guanabara, perto do Museu do Amanhã, está tomada pelo lixo; veja imagens

Comlurb diz que tira quase duas toneladas de lixo por dia daquele trecho da Baía de Guanabara. Nas principais praias da Zona Sul, lixo plástico toma conta do espelho d’água.




Um dos cartões postais do Rio está tomado pelo lixo. Imagens enviadas ao Bom Dia Rio mostram a Baía de Guanabara, perto do Museu do Amanhã, na Praça Mauá, na Zona Portuária do Rio, repleta de sujeira.

Segundo a Comlurb, quase duas toneladas de lixo são recolhidas diariamente só no trecho da baía perto do museu. A companhia esclarece que isso acontece, principalmente, por causa do descarte irregular nas margens de rios, nas praias e nos canais que desaguam na Baía de Guanabara.

A Comlurb afirmou, ainda, que limpa o espelho d'água do entorno do museu de segunda a sábado, com a ajuda de um ecoboat - uma espécie de barquinho - e que faz esse trabalho das 9h às 17h20.

Na terça-feira (19), o Bom Dia Rio mostrou como as principais praias da Zona Sul da cidade – Copacabana, Ipanema e Leblon. ficaram com o mar tomado por lixo neste verão. Principalmente resíduos plásticos, como copos, garrafas e embalagens, que ficam boiando bem próximos da areia.

Nenhum comentário: