A Prefeitura de Barueri continua conscientizando a população
sobre o perigo do descarte irregular de entulhos em ruas e calçadas, e eliminar
os considerados “pontos viciados”. Para isso, a Secretaria de Serviços
Municipais (SSM) criou o Papa-Entulho, serviço que disponibiliza contentores
que armazenam até 1.500 quilos de resíduos sólidos.
O serviço gratuito é prestado através do empréstimo dos
chamados big bags, sacos flexíveis feitos de material resistente capaz de
armazenar entulhos como restos de materiais de construção, madeiras ou
cacarecos.
![](https://www.visaooeste.com.br/wp-content/uploads/2018/01/IMG_3009_636510516139390000..jpg)
Para a moradora do bairro Nova Aldeinha Luiza Augusta
Ghirotti a iniciativa auxilia a população no compromisso de manter a cidade
limpa. “Às vezes o morador não tem condições de contratar uma caçamba e pode
solicitar o serviço, isso ajuda a cidade ficar mais limpa. É feio ver as
calçadas cheias de entulhos e móveis quebrados. Achei a iniciativa muito boa”,
declara a dona de casa, uma das primeiras moradoras a solicitar o big bag.
Como funciona
Para acionar o Papa-Entulho, basta entrar em contato com a
Secretaria de Serviços Municipais Ao receber o big bag, o morador assina um
termo de uso e devolução. O equipamento é recolhido pelo caminhão do
Papa-Entulho após três dias úteis ou quando estiver cheio.
Informações importantes
É permitido apenas colocar no big bag resíduos de construção
residencial, cacarecos ou inservíveis e madeiras. Lixo orgânico não pode.
Materiais que estiverem fora do equipamento não serão removidos.
É importante lembrar que o big bag deverá ser colocado na
calçada em frente à residência, de maneira que não atrapalhe a circulação de
pedestres e não pode ser transportado para utilização em outro endereço.
Outro detalhe é que este é um serviço social e não está
disponível para indústrias, comércios, prédios (comerciais ou residenciais) e
conjuntos residenciais.
Lei 2.482/2016
A lei municipal 2.482/2016 prevê multa em casos de descarte
irregular de entulhos. A Prefeitura se responsabiliza pela retirada de até 3
metros cúbicos de resíduos (cerca de 1.500 quilos). Para materiais acima desta
quantidade, o morador deve contratar uma caçamba particular.
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