POR BRUNO ALFANO
Bloco dos mijões; Em apenas um dia, 117 pessoas foram multadas por fazer xixi nas ruas do Rio - Pedro Teixeira / Agência O Globo |
RIO - O bloco dos mijões já está na rua. Só no último sábado, 117 pessoas foram multadas por fazer xixi na rua em blocos de carnaval. A Lei de Limpeza Urbana da cidade do Rio tem um artigo específico para multar quem for pego no ato. Ele prevê uma punição de R$ 563,30. Quem não pagar, acaba com o nome sujo.
O controle é feito pelo programa Lixo Zero, no qual um guarda municipal e um agente da Comlurb são responsáveis pela fiscalização. No ano passado, 235 equipes trabalharam no carnaval. Nem Comlurb, nem a Guarda Municipal informaram a quantidade de agentes que farão a fiscalização neste ano.
A Comlurb está sendo presidida interinamente por Sérgio Eduardo Martins de Oliveira, amigo de longa data de Rubens Teixeira, ex-presidente da companhia, que deixou o cargo na última semana para assumir a Secretaria municipal de Transportes, no lugar do vice-prefeito Fernando MacDowell.
O Rio terá 32 mil banheiros químicos nas ruas durante o carnaval, segundo a RioTur. Eles são instaladas apenas em espaços por onde passam os blocos autorizados pelas prefeituras. Os cordões piratas não contam com a estrutura. Esse número é apenas 0,6% maior que o do ano passado, quando a cidade tinha 31.800 cabines.
No carnaval passado, 2.005 pessoas foram multadas por xixi na rua entre a sexta-feira anterior ao carnaval e o domingo posterior ao feriado. Em 2016, o número foi menor: 1.871.
Neste domingo, a reportagem de O GLOBO conseguiu flagrar alguns mijões no Aterro do Flamengo, próximo ao Museu de Arte Moderna, durante um ensaio da Orquestra Voadora.
O número de desfiles de blocos oficiais na cidade teve um leve aumento: 4%. Em 2017, foram 577 cortejos de 477 blocos diferentes. Já em 2018, serão 600 desfiles de 464 blocos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário