Direção do sindicato assinou acordo com a Comlurb após reunião. Paralisação começou na manhã desta segunda-feira (22).
Por Ari Peixoto, TV Globo
Está suspensa a greve dos garis da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) iniciada na manhã desta segunda-feira (22).
Garis reunidos na frente da Comlurb — Foto: Reprodução/TV Globo |
A direção do Sindicato de Asseio e Conservação do Município do Rio informou no final da tarde que assinou um acordo com a Comlurb e a paralisação fica suspensa até quinta-feira (25), quando a categoria volta a se reunir.
Os trabalhadores exigem um reajuste de 10% no salário e também no vale alimentação. A Prefeitura do Rio, no entanto, ofereceu aumento de 3,73%. Após uma reunião entre a liderança da categoria e a direção da companhia, houve o acordo de trégua no movimento.
Segundo o presidente da Comlurb, Tarquínio de Almeida, o acordo só foi possível porque existe a possibilidade de um percentual de aumento maior do que foi inicialmente oferecido.
Os garis que aguardavam o resultado da reunião na frente da Comlurb, na Tijuca, não concordaram com a decisão da direção do sindicato e protestaram.
A Justiça do Trabalho já tinha determinado que o sindicato que representa os garis mantivesse em atividade um contingente mínimo de 60% do efetivo, algo em torno de nove mil garis trabalhando durante a paralisação que foi decidida em assembleia na quinta-feira (18).
Nenhum comentário:
Postar um comentário