Translate

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Secretaria de Saúde de Crivella já teve 51 trocas em cargos de gestão

A rotatividade afeta as instituições, pois, é comum cada mudança de Gestor em Cargo em Comissão em nível estratégico, como Secretários Municipais na Administração direta ou Presidentes de empresa na Administração Indireta, ser acompanhada por uma onda de exonerações e nomeações também nos níveis táticos. Pior, o fenômeno chega até nos níveis operacionais, aqueles que detêm o conhecimento do funcionamento da máquina pública. 

A rotatividade da atual legislatura é um ponto fora da curva se comparada com qualquer uma anterior

__________________________________________________


Secretaria de Saúde de Crivella já teve 51 trocas em cargos de gestão

Por: Paulo Cappelli em 18/11/19 18:33  

O prefeito Marcelo Crivella e a secretária Ana Beatriz Busch
O prefeito Marcelo Crivella e a secretária Ana Beatriz Busch

Em dois anos e dez meses como prefeito, Marcelo Crivella promoveu 51 trocas na em cargos de gestão na Secretaria de Saúde. Entre exonerações e nomeações, as mudanças já superam as 32 realizadas pelo antecessor, Eduardo Paes, em oito anos, e as 25 feitas por Cesar Maia entre 2004 a 2008. Nos bastidores, as trocas são atribuídas, muitas vezes, a pleitos de vereadores.

Médico e jornalista, Luiz Fernando Corrêa critica a alta rotatividade, que, na sua opinião dificulta a implementação de políticas públicas: “Não há métrica. Vamos de acordo com o político que está mandando naquele momento. O trabalho não tem continuidade”, avalia. Crivella já nomeou três secretários de Saúde diferentes, 13 subsecretários e 35 coordenadores de atenção primária. Apenas na coordenadoria da Área de Planejamento 3.3, que cuida de bairros da Zona Norte, já passaram 6 gestores diferentes.

Questionada, a prefeitura afirmou que “substituições são discricionárias e comuns na administração pública” e ressaltou que prioriza quadros técnicos como os três secretários que já comandaram a pasta e são servidores de carreira.

Nenhum comentário: