A zona oeste da Cidade do Rio de Janeiro, conhecida por Área de Planejamento 05, recebeu entre 2009 e 2016 considerável investimento em urbanização de logradouros e implantação de equipamentos públicos relacionados com saúde e educação.
Logradouros recém urbanizados e novos equipamentos públicos impactou na expectativa da população sobre os serviços de limpeza urbana da região. Um logradouro cuja demanda aceitaria um atendimento a baixa frequência, agora urbanizado, exige uma maior atenção. Uma nova escola, uma nova UPA, modificam o uso do logradouro gerando demandas pontuais de limpeza urbana.
Como responder a mudança do perfil urbanístico da região com os mesmos recursos destinados a limpeza urbana?
Um estudo elaborado na época indicou que, para atender a padrões mínimos compatíveis com o novo perfil seria necessário um aumento de efetivo de 664 garis. Seguindo o estudo, estimou-se que um intenso programa de mecanização de serviços poderia responder a demanda com um custo equivalente a 45% do que seriam necessários na opção de emprego manual.
No lugar dos novos 664 garis seriam necessários: 6 Pás Articuladas; 2 Tratores Roçador Traseiro; 2 Tratores Roçador Laterais; 16 Tratores Roçador de Pequeno Porte; 10 Varredeiras Médio Porte e 9 Comboios de Capinadeira.
A estratégia então seria promover a mecanização do serviço de varrição e capina em Bairros Maravilha e de logradouros de sub bairros para ampliar o atendimento e liberar empregados para dedicação nos logradouros com instalações públicas (Clínicas da Família, UPAs, Hospitais, Escolas Municipais e EDIs) inauguradas desde 2009.
GRUPO 1 - Mecanização do serviço de varrição e capina em Bairros Maravilha para atender 112 Bairros Maravilha enregues entre 2009 e 2016, com 1376 Logradouros recuperados equivalente 593 Km de extensão de Sarjetas
GRUPO 2 -Mecanização do serviço de varrição e capina em Sub Bairros com 3209 logradouros equivalente a 2983 Km de extensão de Sarjetas
GRUPO 3 -Atendimento a logradouros com Instalações públicas inauguradas desde 2009: 59 Hospitais, Clínicas da Família e UPAs e 65 Escolas e Espaços de Desenvolvimento Infantil -EDIs
Envolvendo considerável quantidade de recursos de custeio, é evidente que o projeto de mecanização da Zona Oeste era inexequível.
Serviu somente como evidência que com os recursos existentes não seria possível atender os novos logradouros e equipamentos público com uma rotina compatível com as expectativas dos moradores e do padrão desejado para esses casos.
Mas...
Que melhor ambiente para exercer a Patronagem de Serviços que um onde os recursos disponíveis estão muito aquém da demanda?
A execução de serviços dentro de uma rotina definida em planos de trabalho é substituída por uma sequencia de atendimentos a indicações e ofícios parlamentares. O legislativo se transforma em executivo pautando o que é para ser programado no serviço de limpeza urbana.
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Jun 15 - Projeto Mecanizaçã... by on Scribd
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