Translate

domingo, 9 de dezembro de 2018

Monstro de Duas Cabeças



Prefeito Marcelo Crivella e chefe da Casa Civil, Paulo Messina, disputam poder no Centro Administrativo
Jornal do Brasil  ANA CARVALHO
Recuperar o poder de secretarias e empresas públicas estratégicas e esvaziar a poderosa tríade formada pelo secretário da Casa Civil, Paulo Messina, os vereadores Jairinho (MDB) -- por enquanto líder do governo na Câmara --, e o presidente da Casa, Jorge Felippe (MDB), são os principais objetivos do prefeito Marcelo Crivella para 2019. O grupo ligado ao prefeito, liderado pelo filho Marcelo Hodge Crivella, o Marcelinho, sabe que é preciso retomar as rédeas políticas da administração para assegurar a reeleição para o cargo em 2020. "Para essa costura, é preciso ter nas mãos de aliados, principalmente religiosos, cargos fundamentais como as secretarias de Conservação, Meio Ambiente, Ordem Pública -- que hoje têm R$ 80 milhões, por ano, graças ao Fundo Especial da Ordem Pública --, além de empresas como a Comlurb, Rioluz e Riotur", asseguram fontes ligadas ao gabinete do bispo.


O esvaziamento de Messina está na ordem do dia do prefeito. As más-línguas na Cidade Nova não escondem que existem duas prefeituras funcionando no Centro Administrativo São Sebastião (CASS): a de Crivella e a de Messina. É por essas e outras que o prefeito se mostra disposto a interferir e mudar o esquema de negociação feito com os vereadores. O secretário da Casa Civil atua em conversas individuais, no varejo. Crivella quer mudar essa lógica e passar, sem abandonar orientação franciscana do "é dando que se recebe", a atuar institucionalmente por partidos, por bancadas.



Reportagem corrobora a análise da Conjuntura de Governança apresentada no TCC: Agência Municipal Reguladora de Serviços Operacionais Urbanos

Nenhum comentário: