Atacar, sem tréguas, todas as fontes de desperdícios
"O Japão passou por épocas de grande fome. O desperdício de comida era um pecado e provocava o “castigo dos deuses”. Uma das palavras que as crianças (eu, inclusive) mais ouvia dos pais era “Mottainai” que significa que a finalidade de algo está sendo desperdiçado, perdido. Minha mãe me falava com ar de reprovação.
Aliás o Lean Manufacturing é definido por muitos como a arte de atacar, sem tréguas, todas as fontes de desperdícios, de “wastes” (em inglês) ou “mudás” (em japonês).
Aliás esse sentimento que abomina desperdícios, principalmente de comida, é comum também aos europeus que sofreram duas guerras e muitos passaram fome. Em geral, países que sofreram muitas dificuldades (como a neve no inverno) tendem a ser mais disciplinados e evitam os desperdícios e ficaram mais ricos. Muitos descendentes de alemães, italianos e outros europeus que tiveram problemas de escassez de comida também evitam desperdícios de comida. E isso foi bom para eles, pois ficaram ricos!"
A “Comlurb Viva” promove ações relacionadas com a Melhoria Contínua e principalmente ações que buscam um ambiente de total Respeito Pelas Pessoas que a alinham com o conceito de Lean Manufactoring, mais precisamente, um “Lean Service”.
O segundo preceito da Diretriz Geral de Trabalho da “Comlurb Viva” convoca a “combater todo tipo de desperdício”.
Desperdício considerado como tudo aquilo que é realizado, consumido, organizado, pensado que não oferecem mais atributos tangíveis e intangíveis e/ou redução de custos, ou seja, que não agrega valor.
Desperdício causado por procedimentos, conceitos, rotinas que continuam sendo feitas somente por serem consideradas verdades inquestionáveis. Persistem mesmo que a razão de sua existência não exista mais. As “sentinelas da Pracinha”.
Para combater sem tréguas todo tipo de desperdício é necessário aplicar Engenharia de Valor e Análise de Valor para questionar procedimentos consolidados e conceitos sedimentados que, pela constante mudança do ambiente e cenários, podem não mais oferecer atributos tangíveis e intangíveis e/ou oportunidades de redução de custos, ou seja, que deixaram de agregar valor ao serviço oferecido ao cidadão carioca.
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