Translate

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Lean Service - Cultura da Cooperação Sem Fronteiras

 Se uma família não ajuda um vizinho, ele não será ajudado

O alimento principal é o arroz (“gohan”, que também significa refeição). Não é o trigo. O seu plantio, dentro da água (mais produtivo), exige muito trabalho: o canteiro deve estar bem nivelado e seu cuidado é muito cansativo. O milho e o trigo não são tão exigentes: podem ser plantados em terrenos não nivelados. 

Como a plantação e a colheita do arroz devem ser feitas em épocas bem definidas (clima temperado), os donos das pequenas propriedades precisavam convidar os vizinhos para, em regime de mutirão, fazer essas atividades muito cansativas; isso, antes do aparecimento das mecanizações.

Essa necessidade fez surgir o espirito de cooperação. Se uma família não ajuda um vizinho, ele não será ajudado. O egoísta não terá boas colheitas e poderia passar fome. Deve haver uma boa convivência entre os vizinhos.




O conceito de operações "Sem Fronteiras"

Tal como acontece com Grupos de Trabalho Executivos nas questões de planejamento, as operações "Sem Fronteiras", como o próprio nome sugere, rompem as fronteiras existentes entre os diversos setores da Companhia, criam pontes que eliminam a fragmentação de esforços para o atingimento de resultados positivos. 

As rotineiras operações "Sem Fronteiras" realizadas aos sábados nas comunidades da Cidade do Rio de Janeiro sedimentam o espírito de cooperação e treinam as equipes a trabalhar de forma coordenada, importante experiência para o caso de terem que atuar em grandes desastres ou calamidades. Forjando uma cultura de cooperação e resiliência.



Nenhum comentário: