10/08/2017 18:02:00
Uma das principais metas de uma empresa pública é, além da qualidade do serviço prestado, garantir a satisfação da população. Por conta disso, a Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) desenvolveu um projeto para avaliar e monitorar a percepção de limpeza, em todas as regiões do Rio de Janeiro, com base em critérios objetivos. Trata-se do Índice de Padrão de Limpeza (IPL), que registra bimestralmente o nível de satisfação dos serviços de coleta domiciliar, varrição, instalação de papeleiras, capina, limpeza de praças e parques em todos os bairros e praias da cidade. De acordo com o último levantamento, diversos bairros da cidade mostraram-se satisfeitos com o trabalho de limpeza dos garis da companhia. Nos meses de março e abril deste ano, 77,92% dos entrevistados aprovaram o atendimento, enquanto o mesmo período do ano passado registrou 67,54% de satisfação.
O IPL é calculado a partir de uma avaliação objetiva do estado de limpeza, de aproximadamente 3.000 trechos de logradouros por mês. A avaliação leva em consideração uma série de itens de verificação, como saco de lixo ofertado fora do dia/horário, papeleiras, ralos, entulho, lama e areia na sarjeta.
Foram entrevistadas, no período de 13 a 29 de abril (pesquisa bimestre Mar-17/Abr-17), 3.938 pessoas em 126 bairros da cidade. Dos entrevistados, 77,92% se disseram satisfeitos com o serviço, ante 67,54% no mesmo período do ano passado.
- Organizamos a empresa em um modelo chamado "sem fronteiras" aproximando operacionalmente diversos setores que estavam estanques. Este modelo oferece a sinergia necessária para alcançar melhores resultados, mesmo em um cenário recessivo - afirmou o presidente da companhia, Gustavo Puppi.
Na avaliação, o bairro da Tijuca foi a região mais bem avaliada pela população, com 89,75% dos moradores satisfeitos com o trabalho da Comlurb. Já o Centro é constantemente avaliado como uma das regiões mais limpas do Rio de Janeiro, na qual o IPL chegou a 88,86% no último bimestre e agradou a 84,65% dos entrevistados.
Na Zona Norte, o bairro da Penha registrava, há dois anos, um índice de satisfação de apenas 63,20%. Agora, em 2017, subiu para 88,20%, um dos aumentos mais significativos da cidade. Na Fazenda Botafogo a situação também melhorou consideravelmente. No mesmo período, a satisfação da população da região passou de 56,90% para 84,35%.
Na Zona Sul, o bairro do Leblon também registrou índices favoráveis de satisfação. Em março e abril de 2016, o IPL era de 81,81% e a satisfação era de 70,52%. Este ano, no mesmo período, os números ficaram, respectivamente, em 84,42 e 85,90%.
Para a elaboração do último levantamento do IPL foram ouvidos moradores dos seguintes bairros: Abolição, Alto da Boa Vista, Anchieta, Andaraí, Anil, Bangu, Barra da Tijuca, Barra de Guaratiba, Benfica, Bento Ribeiro, Bonsucesso, Botafogo, Brás de Pina, Cachambi, Cacuia, Caju, Campinho, Campo dos Afonsos, Campo Grande, Cascadura, Catumbi, Cavalcanti, Centro, Cidade de Deus, Cocotá, Coelho Neto, Colégio, Complexo do Alemão, Copacabana, Cordovil, Cosmos, Curicica, Del Castilho, Encantado, Engenheiro Leal, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Estácio, Flamengo, Freguesia (Ilha), Freguesia (Jacarepaguá), Galeão, Gamboa, Gávea, Grajaú, Guadalupe, Higienópolis, Humaitá, Inhaúma, Inhoaíba, Ipanema, Irajá, Itanhangá, Jardim América, Jardim Carioca, Jardim Guanabara, Jardim Sulacap, Joá, Lapa, Laranjeiras, Leblon, Leme, Madureira, Magalhães Bastos, Mangueira, Manguinhos, Maracanã, Maré, Marechal Hermes, Maria da Graça, Méier, Moneró, Olaria, Oswaldo Cruz, Paciência, Padre Miguel, Paquetá, Parada de Lucas, Parque Anchieta, Pavuna, Pechincha, Pedra de Guaratiba, Penha, Penha Circular, Piedade, Pitangueiras, Portuguesa, Praça da Bandeira, Praça Seca, Praia da Bandeira, Quintino Bocaiúva, Ramos, Realengo, Recreio dos Bandeirantes, Ribeira, Ricardo de Albuquerque, Rio Comprido, Rocha, Sampaio, Santa Cruz, Santa Teresa, Santo Cristo, São Cristóvão, Saúde, Senador Camará, Senador Vasconcelos, Sepetiba, Tanque, Taquara, Tauá, Tijuca, Todos os Santos, Urca, Vargem Grande, Vargem Pequena, Vasco da Gama, Vicente de Carvalho, Vidigal, Vigário Geral, Vila da Penha, Vila Isabel, Vila Kosmos, Vila Militar, Vila Valqueire, Vista Alegre e Zumbi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário