A Comlurb está renovando toda a frota usada no serviço de coleta seletiva. Serão 17 novos veículos, mais modernos, ágeis e com mecanismos que reduzem os esforços físicos dos garis que atuam nessa área. Dos 17, 13 são caminhões coletores com capacidade para 8 metros cúbicos. Outros quatro são veículos gaiola com carroceria basculante, de 18 metros cúbicos de capacidade e guindaste hidráulico, para facilitar a colocação de materiais mais pesados. Todos são azuis e com cabine branca, adesivados com a logo da Companhia e do serviço.
Toda a nova frota também tem menor porte para garantir mobilidade e alcançar ruas mais estreitas. Atualmente, a coleta seletiva atende a 113 bairros da cidade. São 26 roteiros diários de coleta. A meta da Comlurb é alcançar todos os 160 bairros da cidade. O serviço é realizado porta a porta uma vez por semana, em dias alternados aos da coleta domiciliar, funcionando regularmente de segunda a sábado, em dois turnos, inclusive feriados.
Os antigos caminhões da coleta seletiva eram veículos adaptados para a função, compactadores que foram modificados para coleta sem compactação de materiais recicláveis. Os novos são próprios para o serviço e têm a função basculante, que permite a retirada automática dos materiais, sem que os garis precisem descarregar manualmente. Eles também são mais baixos na altura, o que reduz o esforço físico despendido pelos garis na coleta manual dos recicláveis e agiliza o processo.
Além da frota da coleta seletiva, a Comlurb também está substituindo os veículos usados em serviços especiais. São 16 caminhões basculantes com capacidade de sete metros cúbicos e três do tipo minibasculantes, com carroceria de três metros cúbicos, que serão usados no serviço de remoção gratuita. Todos possuem a função que permite o transbordo dos materiais automaticamente, sem que os garis precisem descarregar manualmente.
Outros dois caminhões de carroceria – um com tanque de água e lava-jato – serão empregados na retirada de pichações e na limpeza de túneis e monumentos. São, no total, 38 novos veículos substituindo a frota antiga, que já estava com mais de cinco anos de uso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário