Em 2011 fruto de uma Operação Urbana Consorciada (OUC) para a revitalização urbana da Região Portuária do Rio de Janeiro, iniciava a concessão de serviços públicos conhecida por "Porto Maravilha".
Aberto o processo de escolha da empresa que realizaria a Limpeza Urbana da Concessionária Porto Novo, a Comlurb, que até então era a era responsável pela limpeza urbana da região, apresentou a melhor proposta e foi contratada para continuar seus serviços.
A diferença entre a Comlurb pré concessão e pós concessão estava em que a operação seria avaliada e remunerada não mais pela Prefeitura, e sim pelo novo cliente a empresa Porto Novo. Também os uniformes e programação visual das viaturas deixaram o laranja e passaram a ser azuis, a "Comlurb Azul".
Em 2016 e 2017, aconteceram dificuldades com a Porto Novo e, apesar de atrasos nos pagamentos pela prestação do serviço a Comlurb Azul continuou suas atividades.
Coleta Domiciliar da Comlurb prestando serviço para a Porto Novo |
Varrição da Comlurb prestando serviço para a Porto Novo |
Em Julho de 2017 veio a notícia que a Prefeitura iria assumir os serviços que estavam sob concessão para a Porto Novo. Para a Comlurb, isso significou deixar o azul e voltar para o laranja, comemorada com um certo orgulho de ter toda a cidade novamente com o "exército laranja".
Em novembro, aparentemente com todo o imbróglio da concessão resolvido, a Comlurb foi retirada da região portuária. Não há mais Comlurb Azul ou Comlurb laranja! O que existe agora é uma outra empresa de limpeza urbana prestando serviços na cidade do Rio de Janeiro.
Para quem tem receio de terceirização ou privatização da Comlurb, isso é pior, é a cessão de espaço, perda de market share que agora não é mais 100%.
05/07/2017
15/11/2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário