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terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Lei Orçamentária Anual - 2023 e 2024

O protagonismo da Companhia Municipal de Limpeza Urbana – COMLURB no orçamento do município com despesas crescentes que superam os dois bilhões de Reais anuais sempre merece alguma análise.

Apesar do nome, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana, não é responsável somente pelos serviços de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos representados pela varrição, roçada, coleta domiciliar, destino ambientalmente correto, e recentemente com o novo marco legal do saneamento, o manejo arbóreo. Adicionalmente realiza as atividades de Limpeza de Escolas e Hospitais Municipais, controle de vetores e, exoticamente, preparo de alimentos (merenda) em escolas municipais.

 



A despesas da Comlurb aprovadas na Lei Orçamentária Anual, quando separadas por fonte orçamentária nas classes “Tesouro Municipal e “Outras Fontes”, se caracterizam por uma presença significativa do primeiro, enfatizando o caráter de empresa pública dependente.

Acompanhando os quadriênios 2013 a 2016, período de grandes eventos, 2017 a 2020, período de notória crise de governança, e o quadriênio 2012 a 2023 observa-se que a participação do Tesouro Municipal tem uma média crescente de 84,40%; 87,61% e 89,56% respectivamente, ou seja, a Companhia está cada vez mais distante de almejar ser autônoma.


 


 


 

Em 2014 aconteceu na cidade a grande greve dos garis durante o carnaval. O resultado desta mobilização foi um aumento salarial de 37% que impactou consideravelmente o orçamento da Companhia saltando de 1.216,16 milhões de reais em 2013 para 1.770,40 milhões em 2015, um salto de 45,6% em anos que o IPCA anual não superou os 6,4%.  

 A COMLURB manteve a sequência de aumentos orçamentários e superou a marca dos dois bilhões em 2020, representando inéditos 6,84% de todo orçamento municipal dedicado à uma única empresa pública.  

O recorde de 6,84% de todo orçamento municipal não foi mantido no quadriênio seguinte voltando em 2023 e 2024 a menos que 6% de todo orçamento municipal dedicado à uma única empresa pública, percentuais semelhantes ao quadriênio 2013-2016.

O incremento do orçamento da Comlurb de ano para ano chegou a 16,01% de 2021 para 2022. O incremento anual somente alcançou dois dígitos em 2014, ano da Copa do mundo, e 2015, ano após a grande greve e anterior da olimpíada, e 2020, provavelmente por ser ano eleitoral e conveniente que o exército laranja tivesse mais recursos para operar o patrimonialismo vigente na época.

Ao contrário do que foi observado em 2020, o incremento de 2021 para 2022 pode ser encarado como “carvão na caldeira” para que o exército laranja reestabelecesse de um modelo de gestão voltado para a conservação da cidade.

Interessante que apesar dos incrementos nos orçamentos observados em 2023 e 2024 chegando a 2.632 milhões de reais,  quando comparado com o orçamento total da prefeitura, representa valores percentuais semelhantes ao quadriênio 2013 a 2026 o que evidencia a capacidade da atual gestão do Poder Executivo e promover uma excelente arrecadação.  

 



 

Como seria o orçamento de 2024 se desde 2013 houvesse um aumento somente pelo IPCA? 

A tabela e o gráfico respondem à pergunta. O orçamento da Comlurb deveria ser somente 86,8% do orçamento aprovado pela LOA de 2024, ou seja, deveria ser semelhante ao aprovado em 2022. 

Tirando as greves de 2014 e 2015 que forçaram aumentos salariais muito acima da inflação o aumento salarial dos outros anos seguiu o IPCA. Também o reajuste de contratos segue o IPCA. Como não houve mudança significativa no modus operandi da companhia podemos especular que a oferta de serviços cresceu.

 



 

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