Desenvolver rotinas operacionais é importante para evitar desperdícios de recursos e fomentar a confiabilidade na execução do serviço. Para que essas rotinas sejam eficazes é necessário estabelecer algumas premissas de planejamento e conhecer detalhadamente as demandas mais comuns em cada situação.
Fins de semana e Feriados são momentos que exigem uma rotina diferenciada daquela existente em dias ordinários da semana, e, por conta de maiores custos unitários da hora trabalhada, são dias especiais que devem ser cuidadosamente planejados.
Em 2011, surge o que se chamou de "Fim de Semana Operacional" - FSO, definido pelo período compreendido entre 12:00h de sábado e 12:00h de segunda-feira que deveria ter planejamento e fiscalização diferenciados, visando a adequação dos recursos à demanda de serviços existente.onde e quando for realmente necessário.
O conceito principal do FSO é a quebra das fronteiras geográficas e institucionais existentes durante a semana onde os setores operacionais deveriam desenvolver consórcios e parcerias no uso dos recursos ajustados exatamente à demanda da região.
- A varrição, limpeza de papeleiras, remoção de lixo público somente em logradouros principais e pontos críticos, coleta de lixo domiciliar em locais com incidência de descarte fora do dia e horário, coleta de caixas metálicas e caixas compactadoras, limpeza de praias, limpeza de feiras livres, varrição mecanizada e lavagem de logradouros são serviços inerentes ao Fim de Semana Operacional.
- Limpeza de eventos, serviços de capina, roçada, raspagem, limpeza de propaganda, de ralos e encostas podem ser eventualmente realizados no fim de semana como serviços extras com planejamento próprio, não devem ser considerados como serviços planejados para o fim de semana operacional.
- Coleta domiciliar ordinária e varrição em roteiro semanal são serviços da rotina ordinária da semana e devem ser executados no tempo certo. O Fim de Semana Operacional não deve ser considerado como oportunidade para tirar o atraso do que não foi feito durante a semana.
Em julho de 2017, através da Ordem de Serviço "N" 052 de 24 de julho de 2017, houve uma tentativa de resgatar o Fim de Semana Operacional dando ênfase na quebra das fronteiras geográficas e institucionais, no entanto, a iniciativa foi revogada após a mudança de administração da Companhia.
Atualmente, mesmo com severas restrições orçamentarias, é possível encontrar trabalhadores em ação aos domingos realizando serviços ordinários de varrição em ruas secundárias, capina, roçada.
Ago 11 - FIM DE SEMANA OPER... by on Scribd
Nenhum comentário:
Postar um comentário