Translate

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Funcionário há 24 anos, engenheiro é o escolhido para presidir a Comlurb

Novo gestor assume com o desafio de negociar dívida de R$ 100 milhões da empresa
   


Parte do comando da Comlurb foi trocada após decisão da prefeitura - Gabriel de Paiva / Agência O Globo
RIO — O engenheiro Tarquinio Prisco Fernandes de Almeida é o novo presidente da Comlurb. Engenheiro com especialização nas áreas sanitária e ambiental, ele é funcionário da empresa há 24 anos. Tarquínio será o quarto presidente da empresa desde o início do governo do prefeito Marcelo Crivella e assume em meio a uma crise. A atuação da companhia durante o temporal, que deixou quatro mortos na semana passada, está sendo criticada.

De acordo com reportagem do “RJ-TV”, a Comlurb ainda deve cerca de R$ 100 milhões a fornecedores, segundo informações da Associação Brasileira de Empresas Públicas e Resíduos Especiais (Abrelpe). Na lista de credores, estão as quatro empresas terceirizadas responsáveis por fornecer a frota que faz a coleta de lixo na cidade.

Para outros postos-chave, foram escolhidos funcionários de carreira. Um deles é o ex-diretor de serviço, Edson Rufino, que será chefe de gabinete.

CÚPULA TROCADA

A decisão de trocar parte do comando da Comlurb foi tomada porque a cúpula da prefeitura ficou insatisfeita com a reação da companhia no temporal da quinta-feira passada. Enquanto as chuvas alagavam vários pontos da cidade, equipes de plantão no Centro de Operações Rio (COR), tentavam sem sucesso localizar os coordenadores das equipes de emergência.

Os garis só começaram a trabalhar por volta das 4 da manhã, mais de duas horas após o início das chuvas. Devido ao atraso, não foi possível deslocar a tempo equipes para remover árvores caídas que obstruíam vias ou o lixo acumulado que impedia que a água escoasse em corredores de tráfego importantes, antes que começassem a ser tomados pelo tráfego pesado durante o dia.

Nenhum comentário: