Minas Gerais terá o primeiro projeto de Usina Termoquímica de Geração de Energia (UTGE) do país, que utiliza resíduos sólidos, ou seja, lixo, para gerar energia elétrica por meio de um processo inédito, em Boa Esperança, no Sul do Estado. O projeto é de Furnas Centrais Elétricas em parceria com a Carbogas Energia, desenvolvedora da tecnologia que é totalmente nacional.
O investimento no projeto é de R$ 32 milhões e a previsão é que a operação comece em julho de 2019. As obras de terraplenagem começaram em dezembro do ano passado. O gerente de pesquisa e desenvolvimento de Furnas, Nelson de Araújo dos Santos, explica que se trata de um projeto piloto. “Ainda é um trabalho de pesquisa, mas vamos estudar para que, no futuro, consigamos atender a comercialização da energia gerada pela usina”, diz Santos.
A UTGE terá capacidade de geração de 1 Megawatt-hora (MWh) de energia elétrica, o que corresponde a 25% de toda energia elétrica utilizada em Boa Esperança. “A energia elétrica gerada poderá ser utilizada nos prédios públicos do município a partir do segundo semestre de 2019. Em um segundo momento, também estudamos oferecer energia para atrair empresas e gerar empregos”, afirma o secretário de Obras de Boa Esperança, Diogo Cunha. A prefeitura doou o terreno de 7.800 m² onde o projeto está sendo construído.
Fonte: O Tempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário