As equipes do Programa Lixo Zero aplicaram, desde o dia 9, 1.487 multas, sendo 1.050 por urinar em vias públicas e 437 por descarte irregular de pequenos resíduos.
Garis fazem a limpeza após o Cordão da Bola Preta (Foto: Divulgação/Comlurb) |
A Comlurb finalizou neste domingo (18) a operação carnaval nas ruas do Rio, com o recolhimento de lixo no desfile do Monobloco. Entre o dia 9 e este domingo, segundo a companhia, foram recolhidas 1.076 toneladas de resíduos nos blocos, bailes e festas de rua, Sambódromo, Intendente Magalhães e entornos.
No Sambódromo, durante os desfiles, na limpeza diurna e no entorno, foram recolhidas cerca de 305,5 toneladas, mais 14,3 toneladas em materiais recicláveis, que foram entregues às cooperativas parceiras. Da Avenida Intendente Magalhães, palco dos desfiles das escolas de acesso e agremiações, foram removidas 65,31 toneladas de resíduos.
A Comlurb afirma que constatou mudança de comportamento do folião no Rio - de acordo com a companhia cariocas e turistas migraram entre os blocos e invadiram as ruas, consumindo em ambulantes e bares, produzindo lixo por onde passaram e permaneceram.
Nos blocos e festas de rua, foram contabilizadas 690,8 toneladas de resíduos removidas desde o dia 9.
Lixo Zero
As equipes do Programa Lixo Zero aplicaram, desde o dia 9, 1.487 multas, sendo 1.050 por urinar em vias públicas e 437 por descarte irregular de pequenos resíduos, como copos, latas, guardanapo e guimba de cigarro.
O Programa Lixo Zero mobilizou 210 agentes de fiscalização da Comlurb e 114 guardas municipais para atuar no carnaval carioca. A multa para quem for pego em flagrante urinando em via pública pelas equipes de fiscalização é de R$ 563,30, conforme o Artigo 103-A da Lei de Limpeza Urbana. Para descarte irregular de pequenos resíduos o valor da multa é de R$ 205,60.
Nenhum comentário:
Postar um comentário