Eberson Terra
Interromper uma carreira não é fácil para ninguém!
Se você se deparou com a sensação de que largar tudo seria uma opção válida em sua vida, com certeza você precisa de um tempo maior para buscar, com foco total, algo que abrande seu coração.
Muitos caminhos e experiências podem ter lhe levado a isso, frustrações na carreira são as mais comuns, mas até profissionais com relativo sucesso em suas áreas de atuação podem sentir um vazio tremendo que não é mais recompensado simplesmente com bônus ou aumentos salariais.
Independente dos motivos que levaram ao ponto de desejar uma mudança radical em seu cotidiano tanto profissional quanto pessoal, exigiu de você uma longa reflexão sobre seus valores, crenças e seu propósito de vida.
Quando começamos nossas vidas profissionais temos muitos sonhos, de cunho financeiro e de reconhecimento, que nos levam a modelos mentais tão diferentes daqueles que nos conceberam como homens e mulheres que, a longo prazo, nos tornam mais frios, menos empáticos e muito duros com nós mesmos.
Quantas vezes pensamos que:
- Regredir não é uma opção;
- Falhar não é uma opção;
- Amar não é uma opção.
Opa, aí mora o perigo!
Você pode ter até se transformado em um profissional implacável, mas talvez o custo foi alto demais, e quando você percebe que um simples almoço de domingo em família é muito melhor que seu alto salário que cai dia 05 do mês, algo acendeu aí dentro de você e não vai te deixar em paz até você (SOZINHO) resolver suas pendências.
NÃO CULPE SIMPLESMENTE A EMPRESA! O problema PODE estar em como você se relaciona com ela e não nela propriamente dita! Não corra o risco de buscar outro lugar que se identifique levando um problema pessoal seu, NADA VAI MUDAR!
Esse artigo considera uma vivência pessoal, em que me descobri com três sentimentos muito íntimos e que culminou, pelo menos para mim, uma virada no “modus operandi” da minha vida.
Quem sabe esses 3 sintomas possam auxiliar a identificar se você também está precisando de uma profunda reflexão profissional.
E o período sabático pode te ajudar nisso!
Quando descobri que estava vivenciando simultaneamente os sintomas abaixo, eu tomei a minha decisão:
#1 Sintoma da Ansiedade
Sem buscar explicações técnicas e médicas, todo mundo sabe o mal que a ansiedade traz para a carreira e para a sua vida pessoal. Não gostaria de trazer para esse contexto, questões patológicas ou descrever sem o devido cuidado, coisas sobre essa terrível doença. O fato é que a ansiedade é experimentada pela maioria dos profissionais no mundo corporativo, ela pode ser passageira, mas quando persiste, cada um precisa identificar em seu corpo e mente quando aquilo ultrapassou o limite da saúde e, agir.
#2 Sintoma da Perfeição
Esse sintoma parece antagônico. Afinal buscar a perfeição e fazer o seu melhor fazem muito sentido no mundo dos negócios. Mas existe uma tênue diferença conceitual, enquanto fazer o seu melhor é ter a dedicação e a produtividade dentro das possibilidades de seus limites, seus, de seu time ou até mesmo de recursos à disposição.
Buscar a perfeição sem esses requisitos é uma dura batalha sem glória. Esse pode ser um fator relevante para contribuir com distúrbios emocionais no trabalho, inclusive chegando a Síndrome de Burnout. Buscar a perfeição representa o seu medo de falhar e por isso a exigência sobre si mesmo aumenta de uma maneira descontrolada.
#3 Sintoma do Vazio
Deixei este sintoma para o final, justamente para gastar um pouco mais de tempo e foco no quesito PROPÓSITO. O senso de vazio é o mais duro e angustiante sentimento que um profissional pode ter. É com certeza a sensação mais estranha para um profissional, pois mesmo estando rodeado de pessoas incríveis, trabalho e desafios bacanas, você se sente só e questiona a todo momento o porquê de estar ali fazendo aquilo.
É difícil saber se você está infeliz no trabalho ou está passando por uma fase ruim, e por isso prestar atenção no tão longo esse período persiste em sua mente, ou volta aparecer em momentos específicos como, quando acorda e quando vai dormir, é fundamental para decidir parar para fazer uma grande reflexão de sua vida, profissional e pessoal.
O fato é que a simultaneidade destes três sintomas, brotou NATURALMENTE em mim uma vontade inexplicável de mudança, de estabelecer o que realmente eu quero para a minha vida, mas principalmente o que NÃO queria mais para ela.
E como o caminho da reflexão é íntimo e pessoal demais, apenas posso dar este testemunho e desejar-lhe sorte em sua reflexão. Pense na sua felicidade em primeiro plano, pese vantagens e desvantagens e faça sua escolha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário