Prefeito Marcelo Crivella entregou nesta terça-feira (3) os três primeiros furgões do programa, que promete reduzir 80% das despesas de combustíveis na cidade.
A Comlurb promete dar adeus aos barulhentos caminhões que diariamente recolhem lixo na cidade. Neste Dia Internacional do Meio Ambiente (5), o prefeito Marcelo Crivella apresentou os três primeiros veículos elétricos que vão compor a futura frota 100% não poluente da companhia.
A meta da prefeitura é que até o fim do ano toda a frota da Comlurb seja elétrica e silenciosa.
"O caminhão de coleta de lixo, esse que a gente vê na rua com os garis abastecendo, pegando contêineres e lançando nos captadores, essa frota também será elétrica", prometeu Crivella.
Os furgões apresentados nesta terça-feira estão sendo usados na coleta de lixo hospitalar nas cinco maiores unidades da rede pública municipal: Souza Aguiar (Centro), Miguel Couto (Gávea), Salgado Filho (Méier), Hospital-Maternidade Leila Diniz e Lourenço Jorge (ambos na Barra da Tijuca).
Os veículos têm capacidade para carregar 750 quilos, andam a até 50 km/h e possuem autonomia de 250 quilômetros por recarga. Sua vida útil é cinco vezes superior à dos carros convencionais, reduzindo a despesa de combustível em 80%.
Por praticamente não fazerem ruído, os veículos podem operar em áreas residenciais durante a noite. A recarga das baterias é feita em totens na garagem da Comlurb em Bangu, na Zona Oeste da cidade. Bastam duas horas para recarregá-las.
Comlurb tem carros elétricos para coleto de lixo e resíduos hospitalares no Rio (Foto: Reprodução/TV Globo) |
"Crime contra o meio ambiente é um crime que, além de ser contra nós mesmos, é contra nossas posteridades e nossos vindouros filhos, netos. O Rio de Janeiro que encontrei ano passado e que eu já conhecia deve muito ao meio ambiente", disse o prefeito.
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Feito para transporte urbano de cargas leves e encomendas, o T3 tem 4,46 m de comprimento, 1,72 de largura, 1,87 de altura e 2,72 de entre eixos. O modelo tem baú com piso plano de aço e 3.300 litros de volume. O motor elétrico tem 218 cv e 31,5 kgfm.
Com duas portas corrediças laterais e mais uma tampa vertical traseira, o veículo permite fácil acesso ao compartimento de carga. Já a cabine é isolada do restante do conjunto, tendo ar-condicionado digital, sistema de som, bancos em couro com apoio de braços individuais nos dois assentos e trio elétrico.
O T3 tem capacidade de carga de 750 kg e pode alcançar 130 km/h, fazendo de 0 a 100 km/h em 16 segundos. A autonomia é de 250 km, mas pode-se rodar mais de 300 km de forma mais econômica, embora os freios não sejam regenerativos.
O veículo tem baterias de 48 kWh e também pode ser recarregado em 2h no dispositivo de parede. O custo estimado por km rodado é equivalente ao consumo de 43 km/litro de etanol, de acordo com a marca. O preço estimado fica em torno de R$ 170.000. Após 10 anos, a vida útil da bateria se encerra e as células são usadas em contêineres de energia.
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