Translate

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Sentinela Gera Sentinela - O caso da viatura satélite

“Sentinelas”são procedimentos, conceitos, rotinas que continuam sendo feitos somente por serem consideradas verdades inquestionáveis. Persistem mesmo que a razão de sua existência não exista mais.

 “Sentinelas” surgem da ausência do questionamento de procedimentos consolidados e conceitos sedimentados que, pela constante mudança do ambiente ou cenário, podem não mais oferecer  atributos tangíveis e intangíveis e/ou oportunidades de redução de custos, ou seja, que deixaram de agregar valor ao serviço oferecido ao cidadão carioca.

“Sentinelas” também podem surgir da análise superficial ou ausência de discussão ampla na solução de problemas ou busca de inovação. Novos procedimentos ou conceitos aplicados sobre antigas sentinelas geram novas sentinelas.

Um exemplo que Sentinela Gera Sentinela é o caso do veículo satélite na Comlurb.

Exemplo de Veículo Satélite em Roma


O veículo satélite é um equipamento com caçamba basculante capaz de coletar lixo em logradouros estreitos e transporta-los para um caminhão compactador. O veículo satélite opera em próximo e em conjunto com seu caminhão, tal qual um satélite orbita um astro maior.

Veículos Satélites transportando resíduos para um caminhão compactador


A Comlurb contratou veículos satélites!

Sentinela 1 : Se os satélites é um equipamento com caçamba basculante, então vamos utiliza-lo somente na remoção de lixo público, entulho e madeiras como os outros caminhões basculantes.

Sentinela 2 : Se os satélites coletam resíduos em logradouros estreitos, então vamos utiliza-lo somente nos  logradouros das comunidades onde podem coletar lixo e entulho misturado.

Os veículos satélites contratados pela Comlurb com chassi com motor 2.5 L, 130,5 cv e caçamba de 3 m3, semelhantes aos utilizados por toda Europa, não aguentaram a demanda de transporte de resíduos de maior peso específico em logradouros íngremes das comunidades do Rio de Janeiro!

Não houve discussão ampla nem questionamento sobre as Sentinelas 1 e 2, o problema foi resolvido com um novo chassi com motor  3,8 litros e 150cv mantendo a mesma caçamba de 3 m3. Está criado o “Pit Bull” com evidente muito chassi e pouca caçamba!

"Pitt Bull" operando em uma comunidade


Se vai insistir em utilizar o equipamento na remoção de lixo público, entulho e madeiras como os outros caminhões basculantes, e vamos utilizar um chassi de caminhão basculante, então porque não contratar um verdadeiro caminhão basculante com caçamba compatível com o chassi?

Sentinela 3: Se contratar uma caçamba basculante compatível com o chassi com motor  3,8 litros e 150cv teremos um caminhão basculante e não uma viatura satélite!

Ainda sem discussão ampla nem questionamento sobre as Sentinelas 1, 2 e mais a 3 aconteceu um teste de caçamba de 5m3 prontamente recusado pois o fabricante forneceu um chassi com motor 2.5 L, 130,5 cv e os satélites não suportam esta combinação. Chegamos a sentinela 4!

Questionamento

Que tal eliminar todas a 4 sentinelas e usar uma viatura satélite com chassi com motor 2.5 L, 130,5 cv e caçamba de 5 m3 estabelecendo procedimentos que, conforme seu projeto inicial, sejam utilizadas para coletar lixo compactável em logradouros estreitos e transporta-los para um caminhão compactador?

Isso aconteceu com sucesso na Área de Planejamento 5. Todavia, somente teremos certeza do fim dos “Pit Bulls” se deixarem de existir nos próximos contratos.

Veículo Satélite da frota da Área de Planejamento 05


Nenhum comentário: