Uma forma muito interessante de aprimorar habilidades de liderança e trabalho em equipe é usar bons filmes como estudo de casos, principalmente para algum grupo desacostumado com leituras mais acadêmicas.
Filmes como “Gladiador”, “Cruzada”,
“Resgate do Soldado Ryan”, “Treinador Carter” apresentam diversas situações de
tomada de decisão, exemplos de liderança e empenho diante de reveses que podem
dar início à profícuas discussões em um grupo em treinamento.
O blog "Filmes que Ensinam" é uma boa fonte de consulta para quem estiver interessado em usar filmes como casos. O texto abaixo publicado neste site cita uma cena muito interessante do filme “Mestre dos Mares”, um excelente exemplo de filme para discutir liderança.
Líder– Tomada de Decisão
Líder– Tomada de Decisão
Por Rafaela Laurencini
Toda decisão, por mais simples que pareça, envolve riscos e sacrifícios. O líder precisa desafiar a segurança, ter coragem para ver a realidade e atuar nela, é necessário que o líder tome decisões preparando a empresa para enfrentar e acompanhar as mudanças.
“as decisões são a essência do gerenciamento e da liderança, esta sem tomada de decisão é um vácuo” Des Dearlove
Numa determinada cena aos 45 minutos, no filme Mestre dos Mares, a tripulação do H.M.S. Surprise enfrenta uma terrível tempestade, quando uma vela quebra e derruba um homem ao mar, que está bastante revolto, essa vela fica funcionando como âncora e ameaça afundar o navio. É necessário livrar-se dela, mas, se fizerem isso, o marujo morrerá. O capitão precisa escolher entre defender o navio e toda a tripulação ou tentar salvar o marujo, onde ele escolhe sacrificar a vida de um para salvar todos os outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário