Escolhido como a elite do funcionalismo público, um seleto grupo de servidores tem a missão de mudar a imagem de ineficiência do setor
por Felipe Carneiro
A ideia de formar um time de superfuncionários é uma forma que a
prefeitura encontrou para acabar com a ineficiência e o desmazelo que sempre
dominaram o serviço público. Por meio de provas, 149 servidores de todas as
secretarias e empresas públicas cariocas foram selecionados para participar de
um curso de gestão no COPPEAD, centro de referência em administração e finanças
da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Batizado de Líderes Cariocas, o projeto tem como
objetivo não apenas oferecer uma nova especialização profissional mas também
realocar talentos de reconhecida competência em cargos-chave da administração
pública, historicamente preenchidos por indicações políticas. Com o programa, a
ser realizado anualmente, planeja-se ocupar 336 posições consideradas
estratégicas para a cidade a médio prazo. "A proposta não é apenas treinar
e qualificar um grupo de servidores, mas, sim, melhorar o serviço público como
um todo", diz o secretário da Casa Civil Guilherme Schelder.
"Queremos não apenas melhorar o padrão das ações públicas como também
garantir sua continuidade por meio de funcionários mais preparados para exercer
suas funções, seja quem for o prefeito."
As ambições do programa, de fato, não são pequenas. Ao mesmo tempo em
que se alinha com a tendência internacional de formar administradores públicos
em instituições de primeiríssima linha, como a americana Kennedy School of
Government, na Universidade Harvard, e a francesa École Nationale dAdministration (ENA), a especialização
oferecida pelo COPPEAD mantém firmes raízes na iniciativa
privada. As diferenças do curso para o MBA tradicional da escola, muito
procurado por executivos de todo país, são mínimas. A afinação com o universo
empresarial é tamanha que o presidente da fundação criada especificamente para
gerir o projeto, Rodolfo Coelho, fez carreira na AmBev, empresa criadora de um
modelo de administração considerado lapidar, tanto no Brasil quanto no
exterior. Entre os destaques do curso está o formato da avaliação, feita por meio
de um trabalho em que os alunos, reunidos em grupos de três, desenvolvem uma
proposta para a cidade ligada ao plano estratégico da prefeitura - e que não
precisa estar necessariamente relacionada a suas áreas de atuação.
(*) BARNABÉ : Estereótipo de servidor que pendura o paletó na cadeira e gasta o dia entre tarefas burocráticas e as rodinhas de conversa no cafezinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário