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terça-feira, 28 de agosto de 2012

Até quanto os empregados estão empenhados em cumprir os objetivos?



Utilizando a pergunta "Considerando uma escala de 0 a 10, o quanto você recomenda nossa empresa para um familiar ou amigo?” é possível classificar os clientes como "promotores" para  aqueles que respondem nove ou dez; "passivos" os com respostas sete ou oito e "detratores" para aqueles que respondem seis ou menos.

Ao subtrair a porcentagem de "detratores" da porcentagem de "promotores", obtém-se a métrica denominada Net Promoter Score (NPS). 




As vantagens do NPS estão na simplicidade; rapidez de atualização e divulgação, além de sua correlação direta com o crescimento da empresa, pois está relacionada à fidelidade dos clientes. Uma organização de “promotores” é a garantia clientes satisfeitos e fieis.

Interessante é a possibilidade do uso da ferramenta para avaliar o clima organizacional adaptando a pergunta para ser respondida pelos empregados: "Em uma escala de 0 a 10 você recomenda nossa empresa para um familiar ou amigo trabalhar?, ou então: "Em uma escala de 0 a 10 você chamaria um colega de outro setor para trabalhar aqui no seu setor?" Calculando o NPS “interno” podemos supor que empregados mais satisfeitos serão “promotores” para novas captações.

Sugiro no entanto uma pequena alteração na métrica considerando de 0 a 5 os "empregados desagregadores"; 6 e 7 os "empregados neutros" e de 8 a 10 os "empregados empenhados".  Subtraindo o percentual de empregados desagregadores do percentual de empregados empenhados podemos ter uma idéia do quanto a equipe está disposta a perseguir um objetivo comum, smj.


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