Utilizando a pergunta "Considerando
uma escala de 0 a 10, o quanto você recomenda nossa empresa para um familiar ou
amigo?” é possível classificar os clientes como "promotores" para aqueles que respondem nove ou dez;
"passivos" os com respostas sete ou oito e "detratores" para
aqueles que respondem seis ou menos.
Ao
subtrair a porcentagem de "detratores" da porcentagem de
"promotores", obtém-se a métrica denominada Net Promoter Score (NPS).
As vantagens do NPS estão na simplicidade; rapidez de atualização e divulgação, além de sua correlação direta com o crescimento da empresa, pois está relacionada à fidelidade dos clientes. Uma organização de “promotores” é a garantia clientes satisfeitos e fieis.
Interessante
é a possibilidade do uso da ferramenta para avaliar o clima organizacional
adaptando a pergunta para ser respondida pelos empregados: "Em uma escala de 0 a 10 você recomenda nossa
empresa para um familiar ou amigo trabalhar?, ou então: "Em uma escala de 0 a 10 você chamaria um colega de outro setor para trabalhar aqui no seu setor?" Calculando o NPS “interno” podemos
supor que empregados mais satisfeitos serão “promotores” para novas
captações.
Sugiro no entanto uma pequena alteração na métrica considerando de 0 a 5 os "empregados desagregadores"; 6 e 7 os "empregados neutros" e de 8 a 10 os "empregados empenhados". Subtraindo o percentual de empregados desagregadores do percentual de empregados empenhados podemos ter uma idéia do quanto a equipe está disposta a perseguir um objetivo comum, smj.
Sugiro no entanto uma pequena alteração na métrica considerando de 0 a 5 os "empregados desagregadores"; 6 e 7 os "empregados neutros" e de 8 a 10 os "empregados empenhados". Subtraindo o percentual de empregados desagregadores do percentual de empregados empenhados podemos ter uma idéia do quanto a equipe está disposta a perseguir um objetivo comum, smj.
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