Translate

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Pilares de uma Diretoria - Gestão do Passado

A Gestão do Passado reúne atividades de coleta de dados e produção de informações fidedignas, não complexas e úteis para a tomada de decisões. Especial atenção deve ser dada para resistir a tentação de criar controles que controlam os controles tendo sempre em mente duas expressões:

a) Não adianta um painel de avião para controlar um fusquinha!

b) Não adianta um bisturi para o trabalho de um açougueiro, da mesma forma que de nada adianta um cutelo na mão de um cirurgião. Cada ferramenta deve ter seu uso correto.

Três rotinas acredito que sejam afins a atividade de Gestão do Passado: O controle, a auditagem e a administração. O controle coleta e trata os dados organizando-os de forma estruturada de forma que sejam simples e uteis. A auditoria vai a campo para checar se os procedimentos e doutrinas estão sendo respeitados e se os dados são fidedignos. Finalmente a administração cuida dos procedimentos de rotina para gestão de pessoas e recursos.

É a nossa intendência!


Para sua chefia devemos escolher alguém da meticuloso, detalhista mas suficientemente sucinto e direto.

Nenhum comentário: