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domingo, 30 de outubro de 2011

IDH e qualidade do serviço público



O IDH - Índice de Desenvolvimento Humano - criado pelos economistas Mahbubul Haq e Amartya Sen mede a qualidade de vida considerando indicadores como renda "per capta", saúde (expectativa de vida ao nascer) e educação (taxa de alfabetização de adultos e matrículas no ensino fundamental, médio e superior)

A reportagem anexada sugere que os de maior IDH reclamam mais dos serviços públicos e os de menor IDH reclamam menos.
Apesar de não ter encontrado base acadêmica para a hipótese da reportagem chamei os altos IDH de "conscientes" e os baixos IDH de "letárgico". Considerando as relações de IDH e reclamações da qualidade do serviço público chegamos a quatro opções:
  1. Qualidade do serviço Alta: IDH alto e quantidade de reclamações baixa pois apesar do IDH consciente não acontecem reclamações.
  2. Qualidade do serviço indeterminada: IDH alto e quantidade de reclamações alta possivelmente reflexo do IDH "consciente”
  3. Qualidade do serviço indeterminado: IDH baixo e quantidade de reclamações tambpe baixa possivelmente reflexo do IDH "letárgico”
  4. Qualidade do serviço Baixa: IDH baixo e quantidade de reclamações alta. As demandas estão altas apesar do baixo risco de surgimento de demandas devido ao IDH "letárgico”




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