"sempre foi feito assim" é um risco de integridade!
Em uma pequena cidade, havia uma pracinha muito frequentada por moradores. Nessa praça, havia uma sentinela para cuidar de um local que, para muitos, parecia não ter qualquer função. A presença dessa sentinela era vista com curiosidade, pois ninguém sabia o motivo pelo qual ele estava ali. Durante anos, sentinelas permaneceram firmes em seu posto, vigiando aquela região da praça que, aos olhos de todos, parecia não necessitar de vigilância. A sentinela foi criada inicialmente para evitar que os moradores sentassem em um banco recém pintado... banco que nem existe mais...
As organizações e as pessoas, em diversos momento, realizam procedimentos de uma certa maneira simplesmente porque "sempre foi feito assim", sem questionar ou entender o seu propósito original. Processos e sistemas que, sem questionamento ou revisão, perpetuam-se em instituições, podem gerar recursos mal alocados e prejuízos financeiros.
Revisar periodicamente os procedimentos, desafiar o entendimento comum e as formas de trabalho estabelecidas são fundamentais para garantir que eles ainda sejam relevantes e eficazes. Questionar, entender e melhorar são imperativos para que as organizações operem de maneira eficiente e responsável. E quando o combate aos desperdícios e a melhoria contínua através de uma constante análise crítica não são priorizado, podemos considerar que valores como a integridade e a transparência estão em risco.
Atividades desnecessárias, redundantes ou sem propósito podem sinalizar alocações inadequadas de recursos, ineficiências administrativas, falta de planejamento ou também a ocultação de práticas irregulares que podem abrir portas para práticas corruptas. Quando uma organização é capaz de eliminar o que é desnecessário, redundante ou sem propósito, deixando de fazer o que é irrelevante porque "sempre foi feito assim", temos equipes, materiais e equipamentos empregados de maneira eficiente e a utilização dos recursos em prol dos melhores resultados de forma sustentável.
É essencial que organizações públicas adotem uma abordagem proativa para identificar e eliminar desperdícios. Ao fazer isso, não apenas recursos serão economizados, mas a eficiência dos processos será aprimorada e os riscos de integridade e transparência reduzidos, fortalecendo a confiança da população e garantindo um serviço público de alta qualidade.
Panorama - 0923 (2) by Gustavo Puppi on Scribd
Panorama - 0923 (1) by Gustavo Puppi on Scribd
Nenhum comentário:
Postar um comentário