![]() |
Resíduos infectantes de hospital Foto: André Teixeira |
Nas horas vagas, José Henrique Penido Monteiro, coordenador de Serviços Hospitalares e Prediais da Comlurb, se dedica à ONG Web-Resol, criada para divulgar “informações sobre o meio ambiente e saneamento básico”.
O serviço é mantido graças ao patrocínio de empresas privadas — incluindo clientes e parceiros importantes... da Comlurb. Entre elas, a Clean Ambiental — que, coincidentemente, tem um acordo justamente para fazer o tratamento do lixo hospitalar.
A cada tonelada de resíduos infectantes que recebe de unidades públicas de saúde, a gigante entrega ao município 20 toneladas do lixo extraordinário que recolhe de seus clientes — e garante uma bela economia em seu principal custo operacional.
Na lista de patrocinadores da Web-Resol também estão a By Sat, que monitora o GPS dos compactadores da Comlurb, e a BYD, fabricante dos veículos elétricos adotados pela estatal.
O Ministério Público busca informações para saber se está tudo limpo nessas parcerias.
Procurada, a ONG afirma que sua página é referência na área, com nove mil assinantes de seus e-mails semanais e cerca de quatro mil visitas diárias.
Amigos
A Web-Resol foi fundada em 2000 por José Henrique Penido e alguns colegas de trabalho.
Na ata de fundação, estão Edson Marcos Rufino da Silva, atual presidente do Conselho de Administração da estatal, o ex-coordenador de Projetos João Carlos Xavier e até o ex-presidente da companhia e ex-secretário de Ciência e Tecnologia de Sérgio Cabral, Luiz Edmundo da Costa Leite.
Pesos-pesados
A ONG admite que já passaram pelo seu rol de patrocinadores outros titãs da limpeza urbana, como a Koleta Ambiental e a JSL. Esta última é uma das donas da CS Brasil, responsável pelo fornecimento de boa parte da frota da Comlurb.
E também é a controladora da Ciclus Ambiental — concessionária do Centro de Tratamento de Resíduos de Seropédica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário