Para criar uma Zona de Economia é
necessário questionar procedimento e conceitos que não oferecem mais atributos
tangíveis e intangíveis e/ou redução de custos, ou seja, que não agregam valor.
Sistema isolados, estanques e não
integrados impedem o surgimento de oportunidades de utilização compartilhada e flexível.
A atual frota de roll-ons e poliguindastes é um exemplo de atividades estanques
apesar de objetivos semelhantes. Somando a esse grupo a frota de basculantes,
pás carregadeiras e até mesmo a forma atual do uso de satélites temos uma
miríade de oportunidades desperdiçadas por falta de discussão sobre um modelo
de frota flexível integrada.
O Rollon é utilizado
exclusivamente em caixas compactadoras em centrais de recebimento de resíduos
em acessos de comunidades. Ao seu lado está o poliguindaste utilizado nas
caixas metálicas multiuso, também os basculantes sendo carregados por pás carregadeiras
em pontos onde o resíduo extravasou as caixas metálicas. A viatura satélite alimenta
a caixa compactadora ou a caixa metálica multiuso. Tudo isso em um turno diurno pois não há
condições de operar em comunidades durante a noite.
Imagine a seguinte opção:
1) As caixas compactadoras de até 20
m³ remanejadas das comunidades para grandes condomínios para receber resíduos evitando
o uso de caminhões compactadores coletando os vários containers plásticos de
240 litros usados atualmente.
2) Veículos satélites remanejados
para fora das comunidades para coletar lixo compactável em logradouros
estreitos e transporta-los para um caminhão compactador conforme sua concepção original. Isso possibilita um redimensionamento da frota de caminhões
compactadores.
3) As centrais de recebimento de
resíduos guarnecidas com caixas metálicas estacionárias, abertas superiormente,
de até 30 m³ com acesso para descarga de veículos basculantes e transporte por
caminhões Roll-On Roll-Off de 3 Eixos.
4) Veículos basculantes 5 m³
coletando resíduos em comunidades e descarregando nas caixas metálicas estacionárias
das centrais de recebimento de resíduos. Isso evita o deslocamento da viatura
para a Estação de Transferência e redimensionamento da quantidade de viaturas
na frota.
Considerando que, mesmo reduzindo
o tempo de deslocamento, o esperado para cada caminhão basculante seria a
realização de três viagens completas em um turno, então cada caixa estacionária
metálica de 30 m³ poderia receber a produção diária de dois basculantes.
5) Caminhões Roll-On Roll-Off de 3
Eixos realizando, durante a noite em condomínios, o transporte e descarga de
caixas compactadoras e durante o dia o transporte e, durante o dia em comunidades,
o transporte e descarga de caixas de caixas metálicas estacionárias de até 30
m³.
E as caixas metálicas multiuso de
5 m³ e os poliguindastes? Os caminhões poliguindastes transportando caixas
metálicas multiuso em comunidades e descarregando nas caixas metálicas
estacionárias das centrais de recebimento de resíduos com as mesmas vantagens que
as alcançadas para os caminhões basculantes: evitar o deslocamento até as
estações de transferência possibilitando redimensionamento de frota.
Utilizando o inovador KABÍTUDO-ROLL
todos os poliguindastes podem ser substituídos por caminhões Roll-On Roll-Off
de 3 Eixos aumentando ainda mais a versatilidade de frota. Neste caso o
caminhão estaria com o dispositivo poliguindaste durante o dia trabalhando em
comunidades e a noite transportando caixas metálicas estacionárias.
Colocando tempero no sistema, caminhões
compactadores lixo de pequeno porte, com volume de 5 m³, montado em chassi tipo
leve com pequenas dimensões, podem também descarregar nas caixas metálicas
estacionárias das centrais de recebimento de resíduos das comunidades.
No lugar de vários tipos de
caminhões coletando resíduos em comunidades e todos saindo para as estações de transferências,
teríamos uma frota de menor dimensão numérica e volumétrica transportando os resíduos
para as centrais de recebimento, estas sim, com suas caixas coletadas por caminhões
Roll-On Roll-Off.
Caminhão Roll-On Roll-Off 3 Eixos com cap. para 16000 Kg
Opera com caixas metálicas estacionárias abertas de até 30
m³ ou caixas com compactação de até 20 m³, de acordo com o peso específico do
material. Considerando-se o tempo médio para operação de içamento, deposição,
transporte, pesagem e descarregamento da carga da caixa, de 3 horas, cada
equipamento pode vazar em média 6 a 7 caixas em 2 turnos de operação, já
descontando o tempo improdutivo para troca de motorista, refeição, lavagem,
abastecimento, conserto de pneus, etc. Nas caixas estacionárias compactadoras,
podem ser adaptados dispositivos hidráulicos para o basculamento de contêineres
plásticos de 120, 240 e 360 l. A descarga das caixas é feita por meio de
basculamento, após a abertura da tampa traseira
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